Enem: como ir bem na Redação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A prova de Redação pode ser facilmente a que mais deixa os candidatos do Enem de cabelos em pé, tendo em vista a complexidade de fazer um texto que siga todos os requerimentos previstos em um curto período, bem como saber o que escrever sobre o tema-surpresa. Por sabermos que o Enem é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil, seja pelas universidades federais via SiSU (Sistema de Seção Unificada) ou pelas privadas via Fies/Prouni. Por isso, nesse artigo do blog MeuGuru iremos abordar o tema Enem: como ir bem na Redação. Confira!

Como se sair bem na Redação do Enem

Os anos passam, mas uma dúvida fica permanece sobre o Enem: como ir bem na Redação? Algo que poucas pessoas contam sobre a redação do Enem é que, todo ano, o governo disponibiliza uma cartilha do participante com foco na redação, sendo este um documento que contém as orientações mais importantes sobre o que é esperado do participante na hora de fazer a redação.

Vejamos, por exemplo, como o Inep/MEC definem a prova de redação:

“A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos”.

Vamos a seguir destrinchar esses elementos para saber o que é preciso para escrever um bom texto padrão Enem:

  • Produção de texto em prosa, assim como esse que você está lendo. Não adianta querer inovar e escrever um poema.
  • Tipo dissertativo-argumentativo. Ao longo do seu texto, é preciso dissertar sobre o tema e, simultaneamente, saber articulá-lo, além de demonstrar uma opinião. Isso se conecta facilmente com o elemento “defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual”.
  • Tema de ordem social, científica, cultural ou política. Não espere do Enem um tema óbvio ou fácil, já que temas complexos são matriz do que será pedido na redação.
  • Modalidade escrita formal da língua portuguesa. Isto é, na redação do Enem deve-se usar a norma padrão de escrita, evitando abreviações, gírias, gramática desviante do padrão, etc.
  • Elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto, respeitando os direitos humanos. Ou seja, mais do que saber sua postura em um texto dissertativo-argumentativo de temática social, científica, cultural ou política, o Inep/MEC desejam saber como você solucionaria essa problemática, respeitando os direitos humanos.

Dica: dominar os assuntos de ciências humanas aumenta seu repertório na redação. Confira nosso artigo sobre estudar para a prova de Ciências Humanas: como fazer.

Dicas para ir bem na redação do Enem: foco nas competências

A prova de redação do Enem avalia cinco competências fundamentais e que devem estar presentes no seu texto. Segundo a Cartilha do Participante, são elas:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Aqui pontua mais o estudante que “demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência”.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Atenção! O mais importante aqui é que o tema seja desenvolvido “[…] por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo”, além do aluno demostrar “[…] excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nesse critério, você vai bem se “apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista”.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. E como fazer isso? Bem, é preciso que demonstrar que você “articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos”.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Obtém aqui a pontuação máxima quem “elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto”.

Para melhor desenvolver todas essas competências, que ainda serão exploradas individualmente em nosso blog, o ideal é escrever redações com frequência e contar com a ajuda de corretores especializados — sem dúvidas, há gurus competentes para ajudar. Conte conosco!

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!