Ensaio de Dureza Mohs: conceito e vantagens

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Diamante é um mineral para o ensaio de dureza Mohs

O ensaio de dureza Mohs foi o primeiro método de ensaio de dureza. Este ensaio surgiu em 1822 e recebe o nome de seu criador.

Como a dureza é uma propriedade que não é definida na mesma escala ou na mesma unidade de medida, cada ensaio de dureza se baseia em um método distinto. O ensaio de dureza Mohs se baseia em uma análise qualitativa, comparando a dureza do material com um valor preestabelecido de dureza de outros materiais.

O material é riscado por minerais padrões até que se chegue a um mineral que o consiga riscar, de forma que sua dureza esteja imediatamente abaixo deste mineral, já que qualquer material da escala Mohs risca o que o precede.

Os dez minerais padrões da escala Mohs em ordem crescente de dureza são: talco, gipsita, calcita, fluorita, apatita, feldspato (ortóssio ou ortose), quartzo, topázio, safira e corindo e por fim o diamante.

Nesta escala, uma unha sofre risco por talco e gesso, estando na escala um ou dois. Uma moeda de cobre possui escala que varia de um a três, enquanto que o vidro sofre risco da ortose e de materiais mais duros.

Vantagens e Limitações

Este é um ensaio de dureza bem simples, que não exige equipamentos de custo elevado e mão-de-obra especializada. Sua realização é simples, sem a necessidade de cálculos ou imprecisões durante a medição.

É um ensaio pouco utilizado por ser impreciso, já que pequenas diferenças de dureza não são perceptíveis por este ensaio. A maioria dos metais possui uma dureza entre 4 e 8, mas tanto um aço dúctil quanto um aço temperado possuem a mesma escala de dureza, o que é um resultado que não condiz com a realidade.

Mesmo sendo um resultado que não é popular ou viável, o ensaio de dureza Mohs forneceu uma base para os principais ensaios de dureza que existem atualmente.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!