Ensaio de Dureza Vickers: o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Diamante como o usado no ensaio de dureza Vickers

O ensaio de dureza Vickers é um método de medição de dureza muito importante, que permite a medição em regiões específicas do material. O penetrador deste ensaio é uma pirâmide de diamante de base quadrada e ângulo de 136° entre suas faces.

Da mesma forma que no ensaio de dureza Brinell, a área da impressão é a base para o cálculo da dureza, mais especificamente as suas diagonais. O valor da dureza não é indicado pela própria máquina, como ocorre no ensaio Rockwell, mas é possível medir as diagonais da impressão por meio de um microscópio que compõe o sistema. A dureza Vickers é expressa em HV, podendo mostrar também a carga e o tempo do ensaio.

Vantagens e Limitações

O ensaio de dureza Vickers utiliza uma escala contínua de dureza, diferentemente do ensaio de dureza Rockwell, além de permitir conversão para outras escalas de dureza. As impressões são extremamente pequenas, o que não causa nenhum dano ao corpo-de-prova e independe da espessura do mesmo. O penetrador de diamante permite a realização do ensaio em materiais moles ou muito duros, além de ser praticamente indeformável. Permite a medição de durezas superficiais e medições com grande precisão, sendo interessante para pesquisas.

Este ensaio está sujeito a erros de medida ou erros na aplicação de carga, o que pode causar uma variação dos valores reais de dureza. A preparação dos corpos-de-prova para este ensaio exige uma preparação de superfície rígida com lixa 1000, ou alumina ou polimento eletrolítico. Para pequenas cargas ocorre recuperação elástica do material, o que afeta as medidas da impressão e assim o resultado da dureza. A máquina de ensaio de dureza Vickers requer aferição constante, pois erros na velocidade de aplicação de carga afetam os valores de dureza. Todos estes fatores encarecem o ensaio Vickers, fazendo com que seja viável apenas em pesquisas de desenvolvimento de novos materiais, por exemplo.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!