Ensaio por Líquidos Penetrantes

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Líquido vermelho para ensaio por líquidos penetrantes

O ensaio por líquidos penetrantes é um ensaio não destrutivo que detecta descontinuidades superficiais, mesmo estando abertas na superfície. Trincas, poros e dobras são algumas descontinuidades detectáveis por este ensaio. É um ensaio que encontra aplicação em materiais magnéticos e não magnéticos, tais como o alumínio, magnésio, aços inoxidáveis e mesmo em cerâmica vitrificada e plásticos.

O princípio do ensaio por líquido penetrante é fazer penetrar um líquido na abertura da descontinuidade e após a remoção do excesso, fazer o líquido sair da descontinuidade através de um revelador. Com a aplicação do revelador, a descontinuidade fica desenhada na superfície da peça.

Etapas do Ensaio por Líquidos Penetrantes

Deve haver uma preparação da superfície, para a eliminação de sujeira, óleo, água, ferrugem ou qualquer tipo de contaminante que prejudique os resultados do ensaio.

Em seguida se aplica o líquido penetrante na peça, formando um filme que penetra nas descontinuidades por ação da capilaridade. O líquido geralmente possui cor vermelha, podendo ser também fluorescente.

Por meio de produtos adequados é feita a remoção do excesso de líquido, estando a superfície isenta de qualquer resíduo.

A aplicação do revelador na superfície ocorre logo após. O revelador geralmente é um pó branco, como o talco, que absorve o líquido penetrante após um certo tempo.

Por fim, se realiza uma inspeção sob boas condições de luminosidade ou sob luz negra dependendo do líquido. Com o registro dos resultados, a peça é completamente limpa.

Vantagens e Limitações

Este é um ensaio muito simples, cujos resultados são de fácil interpretação. É possível realizar o ensaio em peças de qualquer forma ou tamanho, além de todos os tipos de materiais, magnéticos, metálicos ou não. É possível detectar trincas da ordem de 0,001 mm por este ensaio.

Só é possível detectar trincas abertas para a superfície, o que limita o tipo de resultado. Também há limitação para superfícies porosas ou absorventes, que mascaram os resultados. É um ensaio que se aplica somente em certa faixa de temperatura e sua limpeza pode ser difícil para algumas aplicações.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!