Ensaio por Radiografia

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Ensaio por Radiografia

O ensaio por radiografia é um ensaio não destrutivo que permite a identificação de descontinuidades internas em produtos ou em regiões destes. O ensaio se baseia na diferença da absorção de radiação no material, de forma que esta diferença indica descontinuidades ou falhas no material da peça. Por meio de um filme ou um tubo de imagem é possível detectar e registrar a diferença de absorção de radiação.

Há uma boa sensibilidade desta técnica para a detecção de defeitos volumétricos, tais como vazios e inclusões, desde que não sejam muito pequenos em relação à espessura da peça. O ensaio por radiografia encontra aplicação na inspeção de produtos da forja e fundição, além de componentes soldados, sendo muito popular há mais de cem anos.

Vantagens e Limitações

O registro dos resultados obtidos no ensaio por radiografia é permanente, permanecendo no filme. Este registro assegura os resultados de forma objetiva, ao contrário de outras técnicas de inspeção que analisam os resultados de forma subjetiva totalmente dependente do inspetor.

A radiografia é de baixo custo e o ensaio permite a realização in loco, tais como instalações abertas ou qualquer condição que se faça necessário. É um ensaio que encontra aplicação em quase todos os materiais, e pode realizar medições de espessura e densidade do produto.

Dentre as limitações do ensaio por radiografia está a própria radiação (radiação X ou gama), que é prejudicial ao ser humano. Deve haver todo um cuidado e proteção dos operadores, das vizinhanças no local onde se realiza o ensaio e com o meio ambiente. É preciso autorização de órgãos como a defesa civil e prefeituras para a execução do ensaio.

A mão-de-obra deve ser qualificada para assegurar uma boa interpretação dos resultados, devendo possuir conhecimento sobre soldas e processos de fabricação em geral. O operador deve também possuir a certificação necessária dada por órgãos competentes.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!