Ensaio de Tração: Propriedades Obtidas no Ensaio

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Ensaio de Tração

O ensaio de tração é um dos métodos mais populares para se obter propriedades mecânicas dos materiais metálicos. Através dele, é possível obter uma curva da tensão em função da deformação, que diz muito sobre aspectos qualitativos e quantitativos do material.

Algumas propriedades mecânicas são extraídas diretamente da curva resultado do ensaio de tração, já para outras é necessário realizar cálculos para determinar seu valor.

Módulo de Elasticidade

O módulo de elasticidade ou módulo de Young é uma medida da rigidez do material em seu regime elástico. Há algumas formas de calcular seu valor através dos dados obtidos no ensaio de tração, seja por meio da Lei de Hooke ou pelo cálculo de inclinação da reta.

Limite de Escoamento

Este valor de tensão é uma propriedade fundamental em projetos, já que é a maior tensão atingida até que haja deformação plástica apreciável. Este ponto entre as deformações elástica e plástica é bem visível em alguns materiais, mas em outros é necessário realizar uma estimativa.

A principal técnica de se estimar o limite de escoamento em alguns metais é se traçar uma reta paralela ao regime elástico a partir do ponto de 0,002 de deformação. Quando esta reta atingir a curva tensão-deformação determina-se o limite de escoamento.

Limite de Resistência à Tração

Esta propriedade representa a maior tensão atingida no ensaio ou a maior tensão que o material pode suportar. Este ponto é perceptível facilmente na curva tensão-deformação, já que a partir dele a tensão que estava crescendo começa a apresentar queda.

Ductilidade

A ductilidade é uma medida da deformação que o material sofreu desde o início do ensaio até a sua ruptura. Esta propriedade significa tanto como uma redução da área da seção transversal do corpo de prova, quanto como a deformação máxima do material . Esta segunda medida da ductilidade é obtida facilmente ao se analisar o ponto máximo da curva tensão-deformação.

Resiliência

A resiliência é uma medida da energia necessária para deformar o material elasticamente. O seu cálculo ocorre pela área sobre a curva do seu regime elástico, que é aproximadamente triangular. A partir da tensão e escoamento e do módulo de elasticidade um cálculo simples obtém o seu valor.

Tenacidade

Assim como a resiliência, a tenacidade também é uma medida de energia, mas representa toda a a energia absorvida pelo material nos regimes elástico e plástico. Seu cálculo também baseia-se na área sobre a curva, mas é necessário recorrer a métodos numéricos tais como a regra dos trapézios.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!