Ensaio por Ultrassom

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

ondas ultrassônicas para ensaio por ultrassom

O ensaio por ultrassom é um tipo de ensaio não destrutivo que permite a detecção de defeitos ou descontinuidades internas no produto. Através deste ensaio, é possível verificar a existência de descontinuidades em peça de diversos formatos em materiais ferrosos e não ferrosos.

Por meio de vibrações ultrassônicas propagadas no material que passa pelo ensaio, haverá reflexão destas ao incidirem em uma descontinuidade. Aparelhos especiais podem captar e interpretar estas reflexões, mapeando as descontinuidades.

A inspeção de materiais por ultrassom pode se dar por duas técnicas: a técnica de impulso-eco e a técnica de transparência. Na técnica de impulso-eco apenas um transdutor é responsável por emitir e receber as ondas ultrassônicas, acoplado somente em um lado do material. Já a técnica de transparência utiliza dois transdutores acoplados nos dois lados da peça, sendo um responsável pela emissão e outro pelo recebimento das ondas ultrassônicas. Enquanto a técnica impulso-eco permite determinar a posição das descontinuidades, a técnica de transparência não permite, sendo um ensaio do tipo passa-não passa.

Vantagens e Limitações

O ensaio por ultrassom é muito sensível a pequenas descontinuidades internas. É possível detectar trincas, fissuras e outras descontinuidades de difícil detecção por ensaios de radiações penetrantes. A inspeção é rápida, já que não há processos intermediários, como revelação de um filme, por exemplo. A interpretação do tamanho e profundidade das descontinuidades é intrínseca ao ensaio por ultrassom, fornecendo resultados valiosos.

No entanto, se faz necessário uma mão-de-obra qualificada e experiente para a realização do ensaio, e também limitação da sua aplicação em peças muito finas. Se faz necessário um preparo da superfície, assim como em outros ensaios não destrutivos, sendo frequente a necessidade de remoção total do reforço de soldas, por exemplo. A interpretação dos resultados na tela que os exibe pode gerar certa insegurança por parte do operador, algo que não ocorre no ensaio radiográfico, por exemplo.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!