Entenda o Ciclo Clínico

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Entenda o ciclo clínico, um dos momentos mais aguardados pelo estudante de medicina. Nessa importante etapa, o aluno inicia sua convivência com o cotidiano da prática clínica, permitindo que desenvolva habilidades essenciais para a boa relação médico paciente.

Assim sendo, é importante focar em desenvolver a boa comunicação e empatia no tratamento dos pacientes, sempre prezando pelo respeito.

Logo, ao adentrar no campo de prática, haverá a possibilidade de acompanhar a rotina de diferentes atendimentos médicos (emergência, cirurgia e até UBS). Portanto, tenha em mente que esse momento será excelente, porém cansativo!

Rotina

Em sua totalidade, a rotina do ciclo clínico é desafiadora para os estudantes de medicina. Assim sendo, é um processo de saída do ciclo básico, saindo daquele contato apenas com livros e bonecos, para finalmente modelar suas relações com os pacientes.

Mas como é esse ciclo?

Primeiramente, se trata da rotina associada entre aulas teóricas acompanhada de práticas em hospital e Unidade Básica de Saúde (UBS).

Assim sendo, será uma rotina de cansaço, onde deverá conciliar os estudos durante a noite e manter-se firme nas práticas de dia. Também, aproveite os intervalos e descanso, principalmente o final de semana para deixar as matérias em dia.

Além disso, nessa fase, é essencial aproveitar as fontes de “preparatórios de residência” para estudar e acompanhar, tendo a oportunidade de aprofundar o conteúdo teórico no prático!

Portanto, os campos da prática, permitirão que acompanhe a rotina do centro cirúrgico, de ambulatórios, enfermarias e clínicas.

Se preparando para a prática

Como se trata de uma nova etapa no seu ensino, vamos ver três dicas para o começo das suas práticas clínicas:

Estude e revise as matérias teóricas da disciplina que terá prática

Antes de começar a prática, treine a teoria! Portanto, é essencial estar preparado e conhecendo o embasamento teórico para aproveitar totalmente os novos aprendizados.

Porém, não se esqueça! No começo, é normal se sentir perdido, mas tente aproveitar as novidades para descobrir e corrigir seus erros, aprimorando suas práticas de estudante.

Seja cordial com os professores e com os pacientes

A prática clínica é voltada principalmente para desenvolver sua humanidade. Logo, você deverá estar preparado a lidar com outros pacientes, dando atenção a sua trajetória! Ainda mais: acompanhe sempre o médico responsável para mostrar seu interesse em aprender!

Outra observação: busque ser atencioso com todos! Desde os pacientes, um simples bom dia e um sorriso atencioso, pode mudar sua relações, sendo o diferencial na qualidade do atendimento.

Lembre-se, os pacientes muitas das vezes são examinados por muitos alunos diferentes durante o dia, cabe então a você uma cordialidade e compreensão pela situação daquele que mais precisa de ajuda, o paciente.

Saiba se portar

É normal não sabermos a vestimenta ideal e os itens que precisamos levar ao campo de prática, porém alguns itens são indispensáveis, como:

  • calça comprida
  • camisetas fechadas
  • cabelo preso/arrumado,
  • jaleco
  • caneta
  • bloco de anotações
  • álcool em gel
  • estetoscópio

Também o professor responsável poderá solicitar outros equipamentos na prática, mas é bom já saber o necessário para levar!

Portanto, se programe antecipadamente, seja pontual, busque sempre tirar suas dúvidas com o professor e se comprometa com a prática!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!