Estudar para a prova de Ciências Humanas: como fazer

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Seria redundante falar da importância do Enem para todos aqueles que desejam ingressar em um curso superior no Brasil. Isso por a prova ser a porta de entrada para as universidades federais, via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), e também para as privadas, seja por meio do Prouni ou do Fies. Conforme o edital do Enem, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias são cobradas as seguintes matérias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Se você deseja mandar bem na prova, precisa ter pensamento crítico e boa interpretação de texto. Veja nesse artigo do blog MeuGuru como estudar para a prova de Ciências Humanas do Enem.

O que estudar para Ciências Humanas Enem: matérias mais cobradas

Saber estatisticamente o que mais cai no Enem é uma vantagem enorme em relação aos seus concorrentes. Por isso, o curso pré-vestibular Poliedro preparou um levantamento com os tópicos mais cobrados em cada uma das matérias de Ciências Humanas que caem no Enem. 

Em primeiro lugar, em História, alguns dos assuntos mais cobrados foram Segunda Guerra e suas consequências (12,3%); Segundo Reinado (10,7%); Era Vargas (10,7%) e  República Velha (10,7%). Já em Geografia, os destaques vão para questões ambientais (12,3%); globalização (10,8%); climatologia (9,2%) e urbanização (9,2%).

Por sua vez, em Filosofia, os temas campeões foram Teorias do Conhecimento (27,3%); filosofia contemporânea: ética e filosofia política (21,2%); filosofia moderna: século XIX (9,1%) e filosofia Contemporânea: tradição continental (9,1%). Por último, em Sociologia, o tema século XXI ganha em disparado, com 30,4% de ocorrência, seguido por Estado, democracia e participação política (21,7%), sociologias do século XX (17,4%) e sociologia da cultura (13%). 

Então, agora que você já sabe quais são as matérias mais cobradas em cada uma das disciplinas de Ciências Humanas, pode ter um estudo mais direcionado e eficiente. 

Dicas para a prova de humanas no Enem

Uma vez que você domina o conteúdo programático da prova de Ciências Humanas do Enem, fica a pergunta: como estudar Ciências Humanas para o Enem? Felizmente, levantamos e disponibilizamos diversas dicas para a prova de Humanas no Enem que você pode conferir abaixo, e que com certeza vão ajudar nesse momento tão decisivo da sua vida de estudante. Confira:

  • Estude os assuntos conforme a ordem cronológica. Para entender as nuances da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, você precisa saber como foi a Primeira. Além disso, compreender o processo formador da União Soviética e dos Estados Unidos também é muito importante. Oriente-se pelo tempo! 
  • Saiba interpretar gráficos, tabelas e mapas. As questões de Geografia e Sociologia exigirão muito desse tipo de habilidade, então se você ainda não sabe como interpretar esses elementos, o ideal é treinar quanto antes. 
  • Domine os conceitos fundamentais de Sociologia e Filosofia. Para além de ajudar na questão, saber esses conceitos pode ajudar a eliminar alternativas caso você fique na dúvida. Aproveite que já informamos quais são os tópicos mais cobrados nessas disciplinas e os estude com profundidade. 
  • Use o estudo para refletir sua realidade. Tente aplicar o que você já estudou em História, Geografia, Sociologia e Filosofia ao que está acontecendo no mundo hoje. Ler as notícias pode ser de grande ajuda. 

Gostou de saber como se preparar para essa prova? Confira também nosso artigo sobre  como estudar para a prova de Linguagens do Enem

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!