Farmacologia: Saiba tudo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A farmacologia é a ciência que estuda as propriedades farmacológicas e a sua interação frente as diversas patologias. O estudo da farmacologia remete as propriedades funcionais dos medicamentos com o organismo humano. Seu conhecimento é longínquo visto que a população mais antiga já utilizava plantas afim de tratar as doenças.

Conhecimentos acerca da farmacologia

            A farmacologia exige um conhecimento avançado pois é necessário conhecimentos prévios básicos que são fundamentais para o seu entendimento. Assim, o aprendizado adquirido nas disciplinas básicas como a anatomia, fisiologia, bioquímica e patologia são o alicerce para essa ciência. Desse modo, para o melhor acompanhamento da farmacologia, recomendo atualizar os conceitos básicos pois a cada ano novas descobertas surgem e modifica todo o entendimento.

Você pode relembrar os conceitos básicos através deste artigo, https://blog.meuguru.net/bioquimica-o-porque-do-seu-estudo/.

Estudo antigo da farmacologia

            Nos dias de hoje, a farmacologia é importante para todos os profissionais da área da saúde, mesmo que o contato seja direto ou indireto. Assim, ao estudar os efeitos farmacológicos, podemos adquirir não somente o conhecimento dos fármacos, mas também da fisiologia básica para a sua melhor compreensão. Portanto, esses estudos de forma associada, nos permite utilizar os remédios de forma adequada e garantir o melhor tratamento para o indivíduo.

Ramos da farmacologia

            A farmacologia, por apresentar grande conhecimento, é dividida em subáreas que tem por finalidade realizar o entendimento dos assuntos abordados.

Farmacognosia

            A farmacognosia, é o estudo farmacológico, o qual obtêm-se o conhecimento acerca da matéria prima do medicamento em seu estado natural. Seu principal foco é o conhecimento de como as plantas agem para realizar o tratamento frente as doenças. Esse aprendizado da um forte embasamento para a utilização de produtos naturais, obtidos das plantas. No descobrimento de novos remédios, a farmacognosia é utilizada em virtude dos compostos naturais apresentarem menos efeitos colaterais.

Farmacotécnica

            A farmacotécnica, é o estudo da farmacologia que tem por finalidade a busca do da purificação, preparo e conservação das drogas. O medicamento, quando feito de forma apropriada, possui a capacidade de tratar a patologia, depende da dose do fármaco que vai ser utilizado pelo paciente.

Farmacogenética

            A farmacogenética, é o estudo da farmacologia que compreende como os medicamentos têm a capacidade de alterar o material genético. Este estudo é importante visto que muitas das nossas reações acontecem devido ao comando do DNA presente lá no núcleo da célula. Desse modo, em algumas terapias medicamentosas podem auxiliar no tratamento de algumas patologias especificas tais como o câncer e doença autoimune (ainda em caráter experimental). No entanto, a manipulação genética através dos fármacos pode trazer sequelas irreversíveis ao paciente. Um exemplo que posso citar para você é a talidomida. É um potente fármaco com ação sedativa porém apresenta efeito teratogêncio de alta potência.

Toxicologia

            A toxicologia, é o estudo da farmacologia que nos transmite conhecimento acerca dos efeitos adversos e colaterais das drogas. Esse aprendizado é significativo em razão de obtermos conhecimento de como os medicamentos podem causar ao corpo humano.

Acerca do seu entendimento, a toxicologia foi separada da farmacologia para a melhor compreensão acerca dos temas abordados. Contudo, não é somente estudado os medicamentos, mas também substâncias químicas que tem a capacidade de causar lesões.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!