7 Fatos científicos interessantes

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Fatos científicos interessantes

A ciência surgiu como um meio de explicar as coisas da natureza, e a cada avanço não paramos de nos surpreender. Me acompanhe nesse artigo e conheça alguns fatos científicos interessantes.

Confira agora 7 fatos científicos interessantes, que você provavelmente não sabe

#1

Supondo que algum tipo de espécie de vida inteligente extraterrestre existisse, localizado em um planeta à 70 milhões de anos-luz da Terra observasse o nosso planeta por algum tipo de supertelescópio, eles estariam vendo dinossauros.

Isso ocorre porque essa distância também representa o tempo de chegada da luz. Ou seja, demoraria 70 milhões de anos viajando na velocidade da luz para chegar a informação.

#2

Se juntarmos todos os vasos sanguineos do corpo humano de forma enfileirada daria 100.000 km. Isso significa duas voltas e meia ao redor da Terra.

#3

É fato que o Telescópio James webb já realizou vários feitos impressionantes, registrando imagens do universo que antes não podiam ser exploradas.

Contudo, é pouco falado sobre o seu grandioso tamanho. Quando aberto, o James webb apresenta um espelho de 6,5 metros de diâmetro, além de possuir 6,500 kg.

Por ser muito grande, o telescópio foi lançado ao espaço dobrado como um origami. Pra se abrir por completo, foram necessárias várias manobras, o que poderia gerar mais de 300 formas diferentes de falhas.

Como já sabemos, deu tudo certo.

#4

O maior organismo vivo do mundo possui 3,8 km de comprimento e vive na floresta nacional de Malheur, no Estado de Oregon, EUA. Ficou curioso pra saber que ser é esse?

Trata-se do Armillaria ostoyae, um fungo subterrâneo conhecido como “cogumelo do mel”. Ele começou a crescer de forma microscópica há 2.400 anos e foi se desenvolvendo até ocupar uma área de aproximadamente 880 hectares (atualmente).

#5

Você já deve ter ido à praia e colocado a concha no ouvido para ouvir o barulho do mar.

Na verdade o que se escuta é o som da nossa corrente sanguínea. Isso ocorre ao encostar nosso ouvido com qualquer objeto côncavo.

O que eu acho mais curioso disso tudo é acharmos que o som do nosso fluxo sangúineo se assemelha ao ruído do mar.

#6

Os pelos dos ursos polares não são brancos. Eu sei que você também deu uma “bugada” com essa informação, mas calma que vai entender.

Na verdade, seus pelos não apresentam pigmentação, ou sejam, são praticamente transparentes.

O que ocorre é que seu pelo possui um nucleo oco que se comporta de forma parecia com o gelo e a neve. Eles se dispersam e refletem a luz. Além disso, sua pele é preta e grossa.

Resumindo, o que vemos é o reflexo da luz nessa combinação da pele e pelo. Bizarro.

#7

A imagem mais recente do buraco negro, o Sagitário A*, foi feita por uma rede de 11 radiotelescópios e 350 pesquisadores espalhados pelo mundo.

E não para po aí. Os radiotelescópios foram operados em cojunto em oito locais diferentes na terra, que vão desde o Havaí até a Antártica.

Com isso, foi possível aumentar o campo de visão e tirar a tão icônica foto.

Gostou dos 7 fatos científicos interessantes? Clique Aqui e confira o nosso artigo sobre as 7 Descobertas que revolucionaram a ciência.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!