Fenômeno quântico pode alterar o DNA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Fenômeno quântico pode alterar o DNA

Fenômeno quântico pode alterar o DNA e causar mutações. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais.

Mutações ou falhas na cópia do DNA são mudanças aleatórias no código genético dos animais. São essenciais para a evolução, pois permite que sejam adquiridos vantagens sobre os outros no ambiente.

Contudo, também podem ser a fonte de várias doenças, como o câncer. Elas acontecem durante a replicação celular e podem ser desencadeados por diversos fatores, incluindo causas externas, como: má alimentação, tabagismo, alcoolismo e exposição a radiação ionizante.

Além disso, outro potencial culpado é o tunelamento quântico, um fenômeno da mecânica quântica.

A descoberta foi feita por acadêmicos da Universidade de Surrey e publicada na revista científica Communications Physics, publicada pela Nature.

Tunelamento quântico nas células

O tunelamento quântico ocorre quando as partículas subatômicas conseguem atravessar barreiras. Elas fazem um breve desaparecimento em um local e imediatamente aparece em outro.

Segundo os pesquisadores ingleses, isso pode ocorrer quando as células humanas se dividem.

A cadeia de átomos de hidrogênio do DNA unem a dupla fita.

Durante a replicação celular, a enzima helicase separa as duas fitas do DNA. Ela é responsável pela quebra das pontes de hidrogênio entre os pares de bases nitrogenadas.

Nesse ponto os prótons que estão contidos nos núcleos dos hidrogênios podem “saltar” de um lado para o outro e pousar no local incorreto, levando a um erro nessa seção do DNA.

Os pesquisadores descobriram que as partículas subatômicas envolvidas nas conexões genéticas estão constantemente saltando para frente e para trás da barreira energética, que separa as duas metades da hélice.

As barreiras podem ser isoladores elétricos ou mesmo regiões de alta energia que uma partícula carece da energia interna necessária para atravessar.

Antigamente, os cientistas previam que esses efeitos ocorriam em baixas temperaturas e em sistemas muito básicos. Portanto, não foram associados ao DNA.

A investigação demonstrou que isso é teoricamente viável e melhora significativamente nossa compreensão dos processos de mutação genética. No entanto, é necessário de provas mais robustas para ter validação.

Gostou do artigo sobre como um Fenômeno quântico pode alterar o DNA? Clique aqui e confira outros textos tão interessantes como este.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!