Fixadores em anatomia patológica

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A anatomia patológica é ciência derivada da medicina e patologia que tem por finalidade diagnosticar lesões a nível estrutural. A especialidade consiste na análise crítica e criteriosa de tecidos enviados ao laboratório. Sendo assim, por ser uma área da patologia, se estuda as estruturas desde o nível microscópico até o macroscópico. Portanto, considerada uma área de fundamental, visto que, a partir dessa ciência que se obtêm os laudos, desde as doenças até o atestado de óbito. Logo, veremos mais adiante sobre os fixadores utilizados na anatomia patológica.

Saiba os conceitos básicos de biópsia nesse artigo.

Conceito de fixadores

Os fixadores são substâncias químicas que têm a finalidade de fixar o material biológico para o preparo da biópsia. Desse modo, conhecer as propriedades de cada fixador têm a sua importância, devido a cada material biológico ter sua particularidade. Portanto, veremos mais adiante fixadores mais utilizados na anatomia patológica e a sua funcionalidade.

Tipos de fixadores

Acerca do conhecimento dos fixadores, vamos entender mais sobre cada um deles e suas aplicabilidades na rotina de um laboratório de anatomia patológica.

Formaldeído

O melhor fixador é o formol a 10% tamponado, diluído em tampão fosfato, com pH de aproximadamente 7,2 porque este é o tampão mais encontrado nos fluidos orgânicos. Desse modo, o uso do formol tamponado é desejável porque preserva os tecidos. Sendo assim, mantêm suas características bioquímicas, permitindo a realização de colorações de melhor qualidade e a obtenção de melhor resultado nas reações imuno-histoquímicas.

Contudo, o formol a 10%, não tamponado, torna-se mais ácido com o passar dos dias. Desse modo pode compromer a qualidade de qualquer coloração ou estudo imuno-histoquímico que se torne necessário.

O volume a ser utillizado deve ser 10 a 20 vezes o volume do espécime. O tempo de fixação é de 1 a 2 horas para cada milímetro de espessura de tecido. No entanto, na impossibilidade da obtenção de formol a 10% tamponado, deve-se continuar utilizando o formol a 10%, que pode ser facilmente preparado.

Diluir uma parte de formol bruto (formaldeído a 40%) em nove partes de água corrente

Exemplo:

Aldeídos

O tecido, fixado pelas ligações cruzadas formadas nas proteínas, particularmente entre os resíduos de lisina. Desse modo, essa ligação cruzada não prejudica muito a estrutura das proteínas, por isso a antigenicidade não se perde. Portanto, o formaldeído é bom para técnicas de imunoperoxidase.

O Glutaraldeído provoca deformação da estrutura alfa-hélice  nas proteínas, portanto, não é bom para imunoperoxidase. No entanto, ele fixa muito rapidamente, por isso é tão bom para a microscopia eletrônica.

Álcool

O álcool metílico (metanol) e álcool etílico (etanol), são desnaturantes de proteínas e não são usados rotineiramente para tecidos, porque causam muita fragilidade e danos aos mesmos. No entanto, eles são muito bons para esfregaços citológicos pois agem rapidamente e dão bons detalhes nucleares. Desse modo, o fixador em spray de álcool, comercializado para fazer esfregaços de Papanicolau.

Picratos

Incluem os fixadores com ácido pícrico. Sendo assim, primeiro destes é a solução de Bouin que tem um mecanismo de ação desconhecido. Ele é quase tão bom quanto o mercúrio em relação aos detalhes nucleares, mas não causa tantos danos. Contuido, o ácido pícrico em sua forma seca é perigoso, pois apresenta risco de explosão. Portanto, como solução, cora tudo o que toca em manchas amarelas, incluindo a pele.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a anatomia patológica, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!