Formigas farejadoras de Câncer

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Formigas farejadoras de câncer

Formigas farejadoras de câncer? Continue a leitura para saber como elas conseguem detectar por meio da urina.

Mesmo que as formigas não tenham nariz, elas são capazes de sentir cheiro. Os insetos têm um olfato notável graças aos muitos receptores olfativos em suas antenas.

Nesse sentido, as formigas podem farejar cânceres.

É o que os pesquisadores da Laboratório de Etologia Experimental e Comparada da Université Sorbonne Paris Nord, França. O grupo publicou o artigo na revista Proceedings of the Royal Society B, onde você pode conferir clicando aqui.

De acordo com a pesquisa, as formigas podem detectar compostos orgânicos voláteis na urina. Tais compostos são liberados especificamente por tumores cancerígenos.

Nesse sentido, os insetos poderiam um dia ser utilizados como uma abordagem de rastreamento de câncer não invasiva e mais barata.

Embora desconhecida para o público geral, a biologia de insetos para identificar doenças é uma estratégia inovadora e extremamente eficaz.

O grupo de pesquisa já havia encontrado uma maneira de ensinar as formigas do tipo Formica fusca a discriminar entre células cancerígenas e células normais que estavam sendo desenvolvidas in vitro. Contudo, agora avançou o estudo com tumores genuínos.

Detalhes do estudo

Inicialmente, os pesquisadores transplantaram tumores humanos de câncer de mama em camundongos e permitiu que eles se desenvolvessem.

Em seguida, eles coletaram amostras de urina de animais saudáveis e com tumores. Os pesquisadores ensinaram as formigas a associar o cheiro de tumores a uma recompensa, colocando uma gota de água com açúcar na frente da urina de camundongos com câncer.

Como resultado, as formigas permaneceram perto da urina de camundongos com tumores malignos por cerca de 20% a mais do que a dos ratos saudáveis.

A conexão olfativa das formigas foi estabelecida em apenas três sessões de treinamento, ou cerca de 10 minutos no total. Essa rapidez surpreendeu os cientistas.

Futuro

Embora a ideia de uma ferramenta de detecção precoce conduzida por formigas seja intrigante, o estudo é inicial, ainda longe do uso clínico.

A princípio, serviu para comprovar o conceito de formigas farejadoras para a detecção do câncer e ainda está muito longe de qualquer tipo.

Os pacientes da vida real apresentarão inúmeras variáveis, incluindo idade, sexo e dieta, que podem alterar os resultados em comparação com um ambiente de laboratório controlado com camundongos.

Portanto, os pesquisadores irão expandir sua investigação utilizando urina de pessoas com mais tipos de câncer, a fim de identificar até mesmo em baixas quantidades.

Gostou do artigo das formigas farejadoras de câncer? Clique aqui para ler outros artigos tão interessantes como este.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!