Eletrodo Revestido: Funções do Revestimento

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

O processo de soldagem por eletrodo revestido é muito importante e muito difundido devido aos benefícios proporcionados pelo revestimento destes eletrodos. Enquanto processos mais sofisticados de soldagem apresentam sistemas de custo elevado para melhorar a qualidade da solda, apenas os revestimentos são suficientes na soldagem por eletrodo revestido.

Estes revestimentos desempenham funções elétricas, metalúrgicas, mecânicas e físicas no processo de soldagem. São assim vitais para a qualidade da junta soldada e facilitação da operação de soldagem.

Adição de Elementos de Liga

Alguns elementos presentes no revestimento podem se incorporar na poça de fusão, de forma que após a solidificação eles farão parte da junta soldada. Alguns elementos de liga adicionados assim são o cromo, o manganês e o níquel a partir dos ferro-ligas que fazem parte do revestimento do eletrodo.

Esta modificação localizada na junta soldada é benéfica especialmente nos aços doces, tornando o material mais resistente na junta, que é uma região frágil, do que no restante do material.

Proteção da Poça de Fusão

Durante a realização da soldagem o eletrodo se consome, podendo haver a liberação de fumos que realizam uma proteção gasosa. Estes fumos evitam assim uma contaminação da poça de fusão por elementos presentes na atmosfera, tais como o oxigênio e o hidrogênio.

Os revestimentos que geram uma maior quantidade de fumos são os que possuem compostos orgânicos celulósicos em sua composição.

Formação de Escória

Uma escória se forma por ação dos revestimentos, que auxiliam a reter óxidos e possibilitam a troca de elementos de liga para a poça de fusão. Esta escória pode ser facilmente removida após uma operação de limpeza da junta, ou pode ainda se destacar naturalmente.

A existência desta escória retarda o resfriamento e assim a solidificação da poça de fusão. Esta ação é benéfica, pois se evita a formação de fases ou microconstituintes duros que fragilizariam a solda.

Estabilização do Arco Elétrico

Alguns elementos ou compostos presentes no revestimento do eletrodo auxiliam a abrir e a estabilizar o arco elétrico, facilitando assim a operação de soldagem. Este efeito é possível porque alguns elementos aumentam o estado de ionização da atmosfera, algo que facilita a transferência de elétrons e íons entre o eletrodo e a peça.

Dentre alguns materiais do revestimento que proporcionam este efeito, se destacam os sais de sódio, sais de potássio, óxidos metálicos e os carbonatos.

Veja também:

https://blog.meuguru.net/soldagem-arco-eletrico

https://blog.meuguru.net/eletrodo-revestido

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!