Gauss: O fenômeno da física, matemática e da ciência

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Carl Friedrich Gauss, ou simplesmente Gauss é um dos nomes mais comuns com que nos deparamos ao longo dos estudos em Física e Matemática. De fato, em sua época era comum os estudiosos se interessarem por várias áreas de estudos, bem como produzirem conhecimento científico em todas elas. Nesse sentido, Gauss iniciou sua jornada perpassando os caminhos de dezenas de áreas da matemática além de ter feito contribuições memoráveis a física que permeiam várias subáreas.

Assim, o mesmo consagrou-se como um dos mais célebres matemáticos e físicos de toda a história da humanidade. Portanto, nada mais justo e necessário do que termos em nosso Blog um artigo dedicado exclusivamente a essa personalidade icônica da ciência já que várias questões e problemas que você Gurunauta deve responder, com toda certeza, fora desenvolvido por esse pesquisador.

Então, hoje nós da Meuguru perpassaremos a história do brilhante gênio da Humanidade Carl Friedrich Gauss.

O início da jornada de um gênio

A jornada de Carl Friedrich Gauss começa desde seus primeiros anos de estudos, onde já com apenas 3 anos notava-se seu talento e expertise com questões simples de aritmética. Todavia, há ainda uma curiosa história que circunda essa ilustre figura, onde conta-se que em uma de suas aulas, com 10 anos, o professor de sua turma passou aos alunos a difícil tarefa de somar todos os números de 1 até 100.

Gauss Gerado em inteligência artificial.
Gauss Gerado em inteligência artificial.

Decerto, talvez aqui o professor quisesse deixar seus alunos ocupado enquanto pensava em seus problemas pessoais, todavia, para azar do professor nosso gênio resolveu o problema rapidamente notando que esses números podiam ser organizados de uma forma específica que facilitaria os cálculos. Ademais, vemos mais tarde que a base para essa pergunta levou Gauss a desenvolver os fundamentos das progressões aritméticas e geométricas.

Todavia, por mais que essa história já seja surpreendente é pouco comentado sobre um dos seus feitos aos 16 anos. Com efeito, a maturidade que os 16 anos o trouxe já o permitiu conjecturar um importante Teorema que fora provado apenas 100 anos depois de sua conjectura, esse é o famoso Teorema dos números primos que permite estimar a quantidade de números primos até um dado inteiro x.

Teorema dos números primos de Gauss.
Teorema dos números primos.

Sua vida acadêmica

A vida acadêmica de Carl Friedrich Gauss foi marcada por sua busca incansável pelo conhecimento e suas contribuições fundamentais para várias disciplinas matemáticas. Com efeito, o mesmo estudou em diversas renomadas instituições da Europa e realizou trabalhos em vários grandes centros de pesquisa.

Mais especificamente, sua formação inicial foi feita em seus país de origem em Brunswick, Alemanha. Entretanto, já aos 15 anos, Gauss ingressou na Universidade de Göttingen, na Alemanha, onde estudou matemática e física. Ademais, vale ressaltar que essa universidade é conhecida por sua excelência acadêmica a qual proporcionou a Gauss um ambiente estimulante para o desenvolvimento de suas habilidades matemáticas.

Posteriormente, ao fim dos seus estudos básicos Gauss já adentrou na carreira docente como professor, assumindo em 1807 a posição de professor de astronomia e diretor do Observatório Astronômico de Göttingen. Além disso, Gauss trabalhou como professor de matemática na Universidade de Göttingen por quase quatro décadas, de 1807 até sua aposentadoria em 1855. Sua reputação como professor era notável, e ele atraiu estudantes talentosos de todo o mundo. Em particular, dentre seus alunos estavam matemáticos proeminentes, como Bernhard Riemann e Friedrich Bessel.

Ademais, o mesmo ainda teve importante colaborações com cientistas e matemáticos da época, em particular destaca-se os célebres Adrien-Marie Legendre, Sophie Germain e Joseph Fourier.

As contribuições de Gauss na Física

Decerto, Gauss ocupa um destaque primordial na física junto a grandes nomes da ciência como Nikola Tesla e Einstein. Em verdade, suas contribuições a Física são incrívelmente significativas e perpassam áreas como a óptica e eletromagnetismo e até a astronomia.

Óptica

No campo da óptica, suas contribuições perpassam estudos associados aos desenvolvimentos de lentes ópticas. Com efeito, nosso grande Físico foi capaz de desenvolver uma fórmula matemática capaz de descrever o comportamento da luz ao passar por uma lente esférica. Ademais, conhecemos essa relação desde o ensino básico associado aos assuntos de instrumentos ópticos.

Além disso, Gauss realizou pesquisas experimentais para investigar as propriedades da luz. Consequentemente, com esses estudos ele foi capaz de desenvolver um método para medir a intensidade luminosa em diferentes pontos de um feixe de luz, conhecido como fotometria. Assim, com essa técnica permitiu quantificar e comparar a intensidade da luz em diferentes condições experimentais, contribuindo para o estudo da óptica e a compreensão da natureza da luz.

Eletromagnetismo

Sua contribuição mais notável foi no campo do magnetismo. Decerto, parte da teoria matemática do magnetismo foi desenvolvida por Gauss, que também realizou extensas pesquisas experimentais no campo. Em verdade, ele foi o responsável por desenvolver a lei que leva seu nome: a Lei de Gauss para o magnetismo, que diz que o fluxo magnético através de uma superfície fechada é proporcional à intensidade do campo magnético dentro dela. Ademais, essa lei física é responsável por assegurar a não existência de monopolos magnéticos, que são partículas que sequer conseguimos observar na natureza.

Além disso, Gauss contribuiu para a teoria do eletromagnetismo. Ele foi o primeiro a propor o conceito de potencial elétrico, que é amplamente utilizado na descrição dos fenômenos elétricos e magnéticos. Gauss também desenvolveu métodos experimentais para medir as propriedades elétricas e magnéticas dos materiais, além de investigar a relação entre eletricidade e magnetismo.

Astronomia e Gauss

Ademais, há ainda contribuições significativas na área da astronomia. Com efeito, ele resolveu problemas astronômicos complexos, como descobrir as órbitas de cometas e fazer previsões de eclipses solares, usando seus conhecimentos matemáticos. Além disso, ele criou métodos inovadores para analisar as observações astronômicas e encontrar com precisão as posições dos corpos celestes.

As contribuições de Gauss na Matemática

Agora, vamos adentrar nas suas contribuições na matemática. Todavia, sequer seremos ousados ao ponto de nos debruçarmos em detalhes na obra de Gauss. De fato, nós conseguimos ver que seus vários trabalhos perpassam diversas áreas além do que se tem em física. Nesse sentido, vamos apenas elencar algumas dás áreas que foram diretamente impactadas pelo gênio autodidata Gauss:

  1. Aritmética e Teoria dos Números. Com efeito, suas maiores contribuições perpassam a fundamentação da Teoria dos números. Assim, foi ele responsável por provar o Teorema Fundamental da Aritmética, Conjecturar o Teorema dos números primos e formular a Lei da Reciprocidade Quadrática de Gauss, uma descoberta profunda na teoria dos números.
  2. Geometria. Há várias contribuições no estudo da geometria clássica que impactam estudos em geometrias avançadas inclusive da relatividade geral. Com efeito, ele desenvolveu a geometria diferencial, que é o estudo das propriedades geométricas dos objetos usando cálculo diferencial e a importante Teoria da Curvatura, que é fundamental para a geometria diferencial e a geometria não euclidiana.
  3. Análise Matemática. Em suma, vemos suas contribuições em desenvolver a análise matemática. Decerto, suas contribuições perpassam problemas de mínimos quadrados e ajustes de curvas.

Referências

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!