Guia de osciloscópio para iniciantes

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

osciloscópio

O Osciloscópio é um instrumento muito importante, sua função é representar a forma gráfica do sinal da tensão entre os terminais das ponteiras. A diferença entre o osciloscópio e o multímetro, é que o multímetro consegue realizar leituras de tensão, corrente e resistência e apresentar a medida numericamente. Já o osciloscópio consegue desenhar o gráfico do sinal da tensão. Conheceremos um pouco sobre seu funcionamento.

Osciloscópio: Principais controles

Ganho vertical

O ganho vertical está relacionado com a escala vertical do sinal gerado. Se um sinal tem um pico de, por exemplo, 1 Volt, podemos fazer esse pico ficar maior ou menor dependendo do resultado que queremos. Imagine que, dado um sinal do osciloscópio, ao mudar o ganho vertical, estaremos fazendo um “zoom” vertical.

Posição vertical

A posição vertical não muda a escala do sinal, mas realiza uma translação vertical com o sinal. Imagine que temos um sinal na tela do osciloscópio e tentamos movê-lo verticalmente, sem alterar seu formato. Isso é útil se quisermos desprezar uma tensão contínua em um sinal.

Base de tempo

A base de tempo é o equivalente do ganho vertical, mas horizontal. O sinal no osciloscópio nada mais é que o gráfico da tensão em relação ao tempo. O sinal pode ser mais rápido ou menos rápido, dependendo da sua frequência. Podemos alterar a base de tempo para ajustar a forma como será vista o sinal em relação a horizontal. A base de tempo “certa” é aquela em que a parte do sinal que queremos analisar se enquadre na escala horizontal

Trigger

O trigger é o ponto onde a varredura do sinal vai iniciar. Esse controle é importante pois sinaliza o ponto inicial da varredura, e dependendo da parte do sinal que se queira analisar, podemos mudar esse ponto para melhorar o resultado.

Trigger hold-off

Essa funcionalidade está associada ao trigger. Ao escolher o primeiro ponto de leitura, é necessário realizar novas leituras para completar o sinal, e essa funcionalidade vai alterar o tempo de atraso entre as leituras. Dependendo da frequência da onda, devemos ajustar o hold-off para ter uma visualização estável.

Osciloscópio: Como usar

Vamos entender a utilização do osciloscópio em alguns passos simples. 

Conectar a ponta de prova no terminal de interesse

A ponta de prova do telescópio tem dois conectores. Uma garra jacaré preta, que representa o aterramento, e uma ponteira retrátil que se conectará no ponto de interesse da medida do sinal. Embora nem sempre seja necessário utilizar o aterramento, é sempre recomendado aterrar, pois isso diminui bastante o ruído do sinal, principalmente em sinais de baixa intensidade.

Alterar o ganho vertical

Após isso, devemos alterar o ganho vertical, para ajustar a escala vertical do sinal na tela do osciloscópio. Dependendo da configuração inicial do osciloscópio, talvez o sinal esteja sendo representado muito esticado ou muito comprimido na tela, impedindo a sua visualização.

Alterar a base de tempo

De forma semelhante ao ganho vertical, o sinal pode não estar enquadrado horizontalmente na tela do osciloscópio, à primeira vista. Por isso, deve-se ajustar essa escala alterando a base de tempo, até que seja possível visualizar o formato de interesse da onda na tela.

Ajuste de trigger

Devemos, por fim, ajustar o nível de trigger. Essa etapa sempre é necessária quando o sinal não está imóvel na tela. O nível de trigger deve ser ajustado até que o sinal permaneça estático.

Conclusão

Nesse artigo, conhecemos as principais funcionalidades do osciloscópio. Esse instrumento é muito importante em análises eletrônicas um pouco mais técnicas, pois pode mostrar detalhes que nunca poderíamos enxergar com um multímetro. Por isso, seu uso é essencial. Até a próxima!

Referências

https://www.raisa.com.br/como-usar-um-osciloscopio

Icons made by monkik from www.flaticon.com’

 

 

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!