Hematologia Clínica: Saiba o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Hematologia é ciência que estuda os componentes sanguíneos e seus parâmetros. O estudo da hematologia, remete ao funcionamento de cada constituinte do sangue e sua aplicabilidade no organismo humano. Desse modo, o estudo hematológico, nos permite compreender a formação das células sanguíneas e como elas realizam suas funções. Portanto, a hematologia clínica têm a finalidade de investigar a etiologia, fisiopatologia e tratamento acerca das doenças que acometem o sangue.

Responsável pela hematologia clínica

Acerca do conhecimento da hematologia, necessita-se de bastante conhecimento sobre o seu assunto. Para tanto, sabe-se que o sangue, líquido de maior preciosidade para o corpo humano, visto que o mesmo transporta água e diversos nutrientes. Sendo assim, a ciência hematológica, requer profissional devidamente capacitado, tanto na teoria quanto na prática. Desse modo, podemos dividir a hematologia em algumas sub áreas do conhecimento. Portanto, veremos essas divisões e quem é o responsável por cada uma delas.

Hematologia na clínica médica: No entendimento da clínica médica, uma especialidade exclusivamente médica. Desse modo, o único responsável por essa área é o médico hematologista. Sendo assim, têm todas as habilidades acerca da hematologia clínica. No entanto, detêm a responsabilidade de averiguar doenças hematológicas e autorizar tratamentos específicos. Portanto, o tratamento mais específico e conhecido é a transfusão de sangue. Logo mais em nosso blog, você verá mais sobre a transfusão sanguínea.

Hematologia clínica laboratorial: É o conhecimento acerca do conhecimento da hematologia aplicado na rotina laboratorial. Sendo assim, o responsável por essa área laboratorial, será o biomédico ou farmacêutico especialista em hematologia. Desse modo, através da sua responsabilidade o mesmo emitirá laudos acerca das mais variadas patologias hematológicas. Entretanto, o mesmo não autoriza a transfusão de sangue, pois o mesmo é ato privativo do médico hematologista. Portanto, os principais exames realizados são: hemograma, coagulograma, plaquetograma e exames complementares na hematologia.

Material biológico para a hematologia clínica

Para realização dos exames na hematologia clínica, necessita-se de material biológico, o qual pode ser o sangue ou a medula óssea. Desse modo, precisamos obter os mesmos, o sangue você pode saber como é feito nesse artigo. Entretanto, a coleta da medula óssea, requer um procedimento mais complexo que requer passo a passo que veremos em outro artigo mais adiante.

Armazenamento do sangue

Logo após a coleta do sangue, o mesmo deve ser acondicionado em recipiente próprio para posterior análise. Sendo assim na hematologia clínica, temos os mais variados recipientes, conhecidos como tubo de coleta sanguínea. Desse modo, cada tubo tem a sua finalidade e deve ser usado estritamente para cada exame requisitado. Portanto, veremos esses tubos e suas aplicações.

Tubo com EDTA: O EDTA, é um anticoagulante que impede a coagulação sanguínea. Seu mecanismo de ação é a remoção do cálcio do sangue por meio de complexação quelante. Por padronização, a sua tampa é da cor roxa para adultos e roxa com branco para crianças. Portanto, utiliza-se para hemograma.

Tubo com EDTA

Tubo com citrato de sódio: O citrato de sódio é um anticoagulante. Sendo assim, seu mecanismo de ação é fazer a interação do cálcio, realizando a sua quelação. É utilizado no coagulograma. Desse modo, por convenção, a cor da sua tampa é azul claro.

Tubo com citrato de sódio

Tubo com heparina: A heparina é um anticoagulante. Desse modo, seu mecanismo de ação é inibir a ação da tromboplastina e da trombina. Sendo assim, por convenção, a cor da sua tampa é verde. Portanto, é utilizado em exames de gasometria arterial ou gasometria venosa.

Tubo com heparina

Tubo para VHS: É o tubo utilizado exclusivamente para o exame, valor de hemossidementação. O anticoagulante utilizado também é o citrato de sódio, porém em uma concentração menor, 3,8%. Portanto, por convenção, a cor da tampa do seu tubo é preta.

Tubo para VHS

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a hematologia clínica, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!