Hematopoiese: O princípio do sangue

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Hematologia é ciência que estuda os componentes sanguíneos e seus parâmetros. O estudo da hematologia, remete ao funcionamento de cada constituinte do sangue e sua aplicabilidade no organismo humano. Desse modo, o estudo hematológico, nos permite compreender a formação das células sanguíneas e como elas realizam suas funções. Portanto, veremos o que é a hematopoiese e a sua importância para a hematologia.

Conceito de hematopoiese

A hematopoiese, conhecido como processo de formação dos novos componentes celulares do sangue. Desse modo, sabe-se que os constituintes do sangue são a parte celular e a porção líquida. Sendo assim, seu processo consiste na formação, replicação, maturação e diferenciação dos componentes sólidos do sangue. Portanto, a grosso modo, a hematopoiese, formará e renovará o sangue de forma constantes, já que o mesmo possui uma sobrevida muito curta.

Órgãos responsáveis pela hematopoiese

Acerca do entendimento da hematopoiese, necessita-se conhecer quem realiza essa função tão importante para o organismo. Desse modo, órgãos do sistema linfático e endócrino são os responsáveis pela formação do sangue. Sendo assim, os órgão pertencentes ao sistema linfático são a medula óssea, linfonodos, e o baço. Já o pertencente ao sistema endócrino é o fígado.

Entretanto, algumas particularidades são exercidas por esses órgãos. No caso do baço, o mesmo possui a capacidade funcional dupla, além da hematopoiese, esse realiza a função da hemocaterese. Logo, essa segunda função tem por finalidade de destruir os eritrócitos com idade avançada, cerca de cento e vinte dias de vida. Já o fígado, importante glândula, e diversas funções importantes, apenas realiza essa função em média até os três meses de vida do indivíduo. Portanto, diversos órgãos com suas particularidades estão relacionados ao processo da hematopoiese e veremos ao longo dos textos que serão publicados aqui no meu guru.

Precursor da hematopoiese

Após a coleta do sangue, estamos preparados para estuda-lo com mais propriedades e afinco. Desse modo no processo da hematopoiese, como em qualquer outro modo de produção, existirá um precursor da etapa de produção. Sendo assim, a célula capaz de realizar todo o processo de inicio da hematopoiese é a célula tronco ou pluripotente. Essa célula, têm a capacidade de se tornar qualquer célula que o organismo necessite, no processo chamado de hiperplasia. Portanto, no processo hematopoiético, a célula tronco dará origem a três linhagens diferentes, que veremos logo a seguir.

Linhagem eritrocitária

É o processo conhecido como o processo de formação da série vermelha do sangue. Desse modo, a célula pluripotente se iniciará na célula indiferenciada mielóide a qual essa ainda, dará origem a outras sub linhagens importantes. Sendo assim, essa linhagem, de alta complexidade vai dar ainda a formação a diversas sub células antes do do eritrócito(hemácia).

Linhagem leucocitária

É o processo de formação das células brancas do nosso organismo, conhecidas como leucócitos. São as células que nos defendem de agentes causadores das patologias. Desse modo, conhecido como um processo complexo de formação desses componentes, já que o mesmo possui cinco tipos. Portanto, veremos mais adiante com mais detalhes.

Linhagem plaquetária

É o processo de formação das plaquetas. Conforme, alguns autores, essas moléculas não são consideradas células, devido serem restos de outro tipo celular, o megacariócito. Sendo assim, como principal função, realiza o processo de hemostasia primária.

Sendo assim, meu caro leitor, acompanhe a seção da hematologia, para entender mais sobre esse processo.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a toxicologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!