Hipótese Autotrófica

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A hipótese autotrófica corresponde a uma das teorias que possibilitam a explicação de como os primeiros seres habitantes da terra detiveram os nutrientes necessários. Por meio disso, essa teoria afirma que os primeiros habitantes da terra detinham a capacidade de produzir seu próprio alimento.

Hipótese Autotrófica. Fonte: Mundo Educação. 2023

Antecipadamente, a teoria traz que esses organismos realizam o que se valida como a quimiossíntese. Esse processo comumente ocorre em bactérias as quais vivem em ambientes externos.

De antemão, tem-se que os primeiros habitantes da terra desembarcaram em um ambiente bastante hostil, o qual não os possibilitava a retirada da energia necessária. Então, o seu próprio corpo definiu um modo para a sobrevivência.

Do mesmo modo, isso é validado pelas características da terra naquele período, e por meio disso, os indivíduos que ali estavam não se caracterizavam como fotossintetizantes e sim quimiossintetizantes. Por essa razão, ocorria a utilização de energia que era feita com base na oxidação de compostos inorgânicos que se instalavam na terra primitiva.

Hipótese Autotrófica. Fonte: Brasil Escola. 2023.

Contradição:

Em conclusão, alguns estudiosos afirmam que os organismos que viviam no mundo durante esse períodos não detinham de tantos aparatos necessários para a realização desses processos autotróficos.

E, de acordo com o fato de que ainda não se sabe se a quantidade de matéria disponível era suficiente . Gera-se ainda mais duvidas em relação a esse modelo.

Validação da hipotese:

Do mesmo modo, um dos principais pontos de sustentação da hipótese autotrófica, é de que as bactérias quimiossintetizantes vivem em locais definidos como extremos. E, dessa forma, eles possuem grande destaque por presença de metais, água e também se validam por viver altas temperaturas.

Por essa razão, se as bactérias vivem nesses locais. Tem-se que há tempos remotos elas poderiam viver normalmente em tais locais com as determinadas condições. E, por meio disso, viver sob condições extremas naquela terra primitiva.

Organismos autótroficos:

Há organismos que nos dias atuais vivem de modo autotrófico. Podemos citas as algas, as quais utilizam a energia luminosa como fonte de fixação de carbono para composto orgânico.

Juntamente com esse modo, há também a quimiossíntese na qual não se utiliza a energia luminosa, mas utiliza-se a oxidação de substancias inorgânicas.

Diferença dos organismo heterótroficos:

Sob o mesmo ponto de vista, os organismos heterotróficos se determinam como não possuidores de sintetizar seu alimento. Por meio disso, eles tem a necessidade de ter uma matéria orgânica formada, para que essa possa vir a ser seu alimento.

O exemplo mais comum desse caso é a relação entre plantas e também diversos animais. existentes hodiernamente.

Venha entender mais sobre a hipótese autotrófica:

DE EDUCAÇÃO, F.; OLIVEIRA, F.; SÃO, R. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Contribuição de conceitos químicos ao estudo da origem da vida na disciplina de Biologia. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072012-101801/publico/FLAVIO_OLIVEIRA_ROCA.pdf>.

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072012-101801/publico/FLAVIO_OLIVEIRA_ROCA.pdf

ZAIA, D. A. M.; ZAIA, C. T. B. V. Algumas controvérsias sobre a origem da vida. Química Nova, v. 31, n. 6, p. 1599–1602, 2008.

https://www.scielo.br/j/qn/a/36JNjcHsQsJPY99xq8RV6hB/?lang=pt

Leia mais textos escritos por mim na MeuGuru:

https://blog.meuguru.net/marcapasso/

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!