Hormônio: Saiba o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A endocrinologia é a ciência que estuda os hormônios desde a sua formação, atuação e mecanismo de ação nos diferentes tecidos biológicos. É um estudo derivado da fisiologia humana pois seu campo de atuação é vasto. O sistema endócrino é composto por órgãos que tem como função produzir substâncias capazes de modificar o metabolismo. Desse modo, o entendimento acerca da endocrinologia é muito importante já que muitas funções são regidas pelos hormônios. Portanto, o hormônio, produzido pelas glândulas tem a finalidade de garantir a homeostase.

Conceito de hormônio

O hormônio, caracterizado por ser uma molécula produzida pelas glândulas. Desse modo, os únicos tipos de glândula que detêm tal capacidade são as endócrinas e a mista. Sendo assim, esses produtos, secretados glandurlamente, são lançados diretamente na corrente sanguínea para desempenhar seu papel. Cada hormônio tem função específica, ou seja, somente irá atuar no seu tecido algo. Portanto, podemos inferir, que o hormônio apenas irá funcionar em um local específico.

Composição do hormônio

Acerca da composição hormonal, o mesmo, constituído de algumas formas químicas. Conforme, alguns autores, o hormônio têm natureza química associada a funcionalidade biológica. Desse modo, o composto hormonal pode ter seu arranjo químico de três formas. Sendo assim, as únicas encontradas no nosso organismo são: peptídicas, amínicos e esteróides.

Peptídicas

São o grupamento de hormônios que tem sua composição de origem proteica. Sendo assim, em sua formação podem apresentar cerca de três a duzentos resíduos de aminoácidos. Entretanto, mesmo em sua composição, apresentando aminoácidos não pode ser considerado uma proteína propriamente dita. Desse modo, para ser uma proteína, uma molécula necessita ter em sua composição pelo menos mil resíduos de aminoácidos. Portanto, a insulina e o glucagon, são hormônios pertencentes a essa classe hormonal.

Amínicas

São o grupo de hormônios que tem em sua formação, muitos resíduos de um aminoácido específico, a tirosina. Sendo assim, esse aminoácido específico, detêm a finalidade de ser a precursora de várias substâncias e moléculas que irão atuar no sistema nervoso. Desse modo, alguns hormônios apenas serão produzidos se existir resíduos de e tirosina suficientes para a sua formação. Portanto, a tiroxina(T4), triiodotirosina(T3) e as catecolaminas são alguns exemplos dessa classe de hormônio.

Esteróides

São o grupamento de hormônio que têm em sua formação, o colesterol. Sendo assim, para ocorrer a sua produção, o organismo necessita de moléculas de lipídios para produzir o hormônio. Desse modo, caso a alimentação seja pobre em alimentos gordurosos, acarretará em uma deficiência de produção hormonal. No entanto, não quer dizer que os lipídios são altamente prejudicial como a sociedade leiga fala. Logo, os lipídios possui característica mais benéficas do que maléficas. Portanto, os hormônios sexuais tais como a progesterona e testosterona são alguns exemplos de hormônio pertencentes a essa categoria.

Assim, chegamos ao final de mais artigo, explicado de forma direta, para o seu melhor entendimento. Logo mais, veremos na sessão da endocrinologia, o mecanismo de ação do hormônio.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a endocrinologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!