Horta comunitária

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

horta comunitária
Horta comunitária

Horta comunitária pode ser urbana, suburbana ou rural. Poder cultivar flores, vegetais – ou comunidade, ser um lote comunitário ou muitos lotes individuais. Podendo está localizado em uma escola, hospital ou em um bairro.

Outra maneira de pensar sobre as hortas comunitárias são como “espaços abertos administrados pela comunidade”. Eles diferem de um parque ou espaço público onde alguma outra entidade decide o propósito do local e o mantém. As hortas comunitárias são onde os residentes de uma comunidade estão capacitados para projetar, construir e manter espaços na comunidade.

Por que uma horta comunitária?

As hortas comunitárias são artifícios utilizados para transformar uma comunidade; essas melhorias vão desde fortalecer a relação de um grupo de pessoas com o espaço onde vivem até criar uma atividade que funcione como uma renda a quem necessita. 

O ambiente da horta também se transforma em um espaço de encontro no qual os moradores possam aprender, trocar experiências e se socializar, proporcionando um ponto de convívio entre os integrantes da comunidade. 

  • Combater a insegurança alimentar, tanto em quantidade como em qualidade
  • Aproveitar os recursos das cidades, vilas e condados para lidar com os problemas urbanos
  • Combater as mudanças climáticas reduzindo a distância percorrida pelos alimentos e minimizando a pegada de carbono dos alimentos
  • Impulsionar a economia local
  • Melhorar a saúde da comunidade por meio de uma melhor nutrição e aumento da atividade física
  • Crie capital social
  • Em suma, as hortas comunitárias constroem comunidades mais fortes e seguras.

Organize uma horta comunitária

O passo mais importante na construção de uma horta comunitária é reunir uma comunidade de pessoas. Uma horta comunitária sem jardineiros interessados é apenas um terreno baldio. Essa etapa pode levar algum tempo, mas vale o investimento em relacionamentos que sustentarão o site a longo prazo.

É preciso muita gente para construir um jardim, e há diferentes papéis que as pessoas podem desempenhar – todos são bem-vindos e você precisará de uma coleção de diferentes habilidades e recursos. Embora esta não seja uma lista abrangente, aqui estão algumas áreas em que você precisará recrutar ajuda:

Liderança precoce – O sucesso de uma horta a longo prazo geralmente depende da capacidade de compartilhar a liderança com todos os participantes. Mas, no começo, é importante ter um pequeno grupo de pessoas comprometidas e dispostas a fazer o trabalho duro de organizar e fazer o projeto decolar.

Construindo o jardim – Quando se trata da tarefa de construir o jardim, muitas vezes são necessárias habilidades técnicas para a construção da cerca ou montagem do depósito de ferramentas.

Jardineiros de longo prazo – Muitas pessoas gostam da ideia de ter uma horta comunitária na vizinhança, mas não pretendem cultivar lá. Portanto, certifique-se de ter uma lista saudável de pessoas que administrarão o jardim a longo prazo.

Apoio geral da comunidade – É importante ter o apoio da comunidade local, mesmo daqueles que não pretendem cultivar. Os vizinhos podem ficar de olho no local, as empresas locais podem doar alimentos ou outros recursos para grupos de trabalho, os membros da comunidade podem doar arte ou habilidades de ensino ou ajudar a transportar o excesso de produtos para o banco de alimentos.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!