IA resolve desafio da biologia — estrutura 3D proteica

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

IA resolve desafio da biologia

Inteligência artificial (IA) resolve desafio da biologia e prevê estrutura 3D de proteínas com incrível precisão. Continue a leitura para saber mais.

Predizer a estrutura tridimensional de uma proteína é bastante complicado.

Em 1962, Max Perutz e John Kendrew receberam o Nobel de Química por determinar a estrutura da hemoglobina. Para isso, utilizaram a técnica de cristalografia por difração de raios X.

Dez anos mais tarde, Christian Anfinsen também foi agraciado com prêmio pelo seu trabalho relacionado a sequências de aminoácidos. Naquela oportunidade, discursou que: “Um dia será possível prever a estrutura de qualquer proteína apenas a partir de sua sequência de aminoácidos”

Passados 50 anos, ainda persiste o desafio de dobramento de proteínas, que é o mecanismo de formação da estrutura 3D proteica. Dentre as três questões, se destaca a de conceber um algoritmo computacional para prever estruturas de proteínas a partir de suas sequências de aminoácidos com precisão física e química.

Atualmente, experimentos de ressonância magnética nuclear também é capaz de obter a estrutura 3D de uma proteína. No entanto, tais técnicas apresentam um alto custo, além de um elevado tempo para serem realizadas.

AlphaFold2

Nesse sentido, a empresa DeepMind, que pertence ao Google, criou um sistema de rede de inteligência artificial (IA) chamado AlphaFold2 que se mostra ser o mais capaz para isto.

Em 2020, a Alphafold2 superou outras 100 equipes durante o desafio científico Critical Assessment of Structure Prediction (CASP) para previsão estrutural proteica a partir da sequência de aminoácidos. Em uma escala de 100 pontos de precisão, o sistema atingiu aproximadamente 90 pontos.

Isso significa que a simulação computacional determinou a forma das proteínas de forma rápida e com nível de precisão comparável aos métodos de laboratório falados anteriormente (caros e demorados).

Uma melhor compreensão das formas das proteínas é fundamental, pois as suas funções biológicas dependem diretamente dos seus dobramentos.

Portanto, conhecer essas estruturas irá permitir entender o mecanismo de algumas doenças, além do desenvolvimento de medicamentos, auxiliando no tratamento de doenças.

Gostou do artigo da IA que resolve desafio da biologia? Leia outros tão interessantes como este Clicando Aqui!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!