IDE’s para Python: 3 melhores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Melhor SO para programar em Python
fonte: Apex Ensino.

Em artigos anteriores, vimos que Python é uma ótima opção de linguagem de programação para inteligência artificial, e também aprendemos a gerar alguns gráficos em Python. Nesse artigo, iremos conhecer algumas IDE’s para Python, que eu julgo ser as melhores para quem está iniciando nessa jornada de aprendizado. 

Uma IDE vem da sigla em inglês Integrated Development Environment. Isso designa um software em que você consegue editar o código facilmente e testá-lo rapidamente. Isso é diferente de um editor de código, pois ele apenas trabalha com a manipulação do código em si.  

Então, vamos conhecer algumas das melhores IDE’s para Python, e saber o por que elas são tão importantes para quem lida com essa linguagem de programação todos os dias.

 IDE’s para Python: Jupyter Notebook

O jupyter notebook é uma das IDE’s para Python mais incríveis, principalmente para quem trabalha com ciência de dados, inteligência artificial ou precisa fazer um trabalho para a escola/faculdade. 

fonte: Autoria própria.

Sem precisar pagar absolutamente nada, você pode utilizar essa IDE para rodar seus códigos em células individuais, além de poder trabalhar com células textuais, que tornam a a apresentação do seu código bem explicativa e interessante. Segue outros benefícios do jupyter notebook:

  • Suporta células textuais, Latex e html para gerar apresentações incríveis.
  • Você também pode exportar todo o caderno em um PDF para apresentação
  • Programação e execução local das versões de Python atualizadas
  • A google tem sua versão do jupyter notebook, O google colaboratory. O google colab tem as mesmas funcionalidades, só que é completamente gratuito e online. Não é preciso instalar absolutamente nada.

IDE’s para Python: Visual Studio Code(VS Code)

O VS Code também é uma das ótimas opções de IDE’s para Python disponíveis. Desenvolvido pela Microsoft e com a colaboração de milhares de desenvolvedores independentes, é uma IDE compatível com os principais sistemas operacionais. 

fonte: Autoria própria.

Essa IDE é bastante leve e é recomendada para todos os usuários da linguagem Python. Segue outras vantagens da mesma.

  • Mais de 4700 extensões disponíveis
  • Também é suporta diversas linguagens de programação
  • Dispõe de um gerenciador de código poderoso, que otimiza bastante seu tempo

IDE’s para Python: Spyder

O Spyder é uma IDE bastante popular de uso principalmente científico. Ela também é gratuita e de fácil instalação. Você pode compilar seus códigos e visualizar os gráficos gerados de forma dinâmica, em múltiplos painéis.

Fonte: spyder-ide.org.

Essa IDE é recomendada para quem já tem alguma experiência com Python, pois é focada para quem trabalha na área científica, como engenheiros e analistas de dados.

Outros benefícios dessa IDE são:

  • Ótimas funcionalidades básicas, como detector de sintaxe e autocorreção 
  • Belíssimos recursos de visualização
  • Integração com bibliotecas científicas, como Scipy, Numpy e Matplotlib.

Conclusão

Em suma, nós conhecemos algumas das melhores IDE’s para Python. Para quem é iniciante, eu recomendo fortemente a versão da Google do Jupyter Notebook, o Google Colab, devido aos benefícios mencionados e a sua praticidade, uma vez que basta entrar na plataforma online e começar os trabalhos.

Referências

https://apexensino.com.br/voce-conhece-a-linguagem-python/

https://www.hashtagtreinamentos.com/ides-python

https://docs.spyder-ide.org/current/index.html

Python icons created by Freepik – Flaticon

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!