Imunologia Clínica: Saiba o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A imunologia é o ramo da ciência que estuda os mecanismos de defesa do corpo humano. Desse modo, o principal foco deste estudo é de como as células e órgão atuam para nos defender de agentes invasores. Sendo assim, a atividade imunológica quando funciona corretamente protege-nos de vários causadores de patologia, como os vírus, parasitas, bactérias e outros elementos nocivos à saúde. Portanto, a imunologia clínica têm por finalidade estudar a interação do sistema imune frente a esses causadores de patologias.

Desordem na imunologia

Contudo, como em todo processo fisiológico podem ocorrer falhas, as quais o sistema imune perde a capacidade de enfrentar os antígenos. Sendo assim, quando este processo acontece isso nos diz que a produção de anticorpos está diminuída. Desse modo, principais motivos são causados por deficiência na sua produção ou por supressão medicamentosa.

Conceito de imunologia clínica

A imunologia clínica, considerada uma especialidade da medicina. Sendo assim, sua finalidade é realizar o diagnóstico e tratamento de doenças que afeta o sistema imunológico. Desse modo, conhecer o sistema imunológico é vital, visto que sem a sua base científica, não podemos identificar as doenças.

Responsável pela imunologia clínica

Acerca do entendimento da imunologia clínica, esse profissional deve ser altamente habilitado e treinado na ciência da imunologia. Desse modo, o responsável deverá ter sua formação acadêmica em medicina, biomedicina ou farmácia. Sendo assim, após formação básica, será requisito possuírem especialização na imunologia, de preferência stricto senso (Mestrado ou Doutorado). Entretanto, ao fugir da formação básica, é perceptível o aumento de biólogos altamente capacitados na pesquisa científica. Portanto, vários profissionais da ciências biológicas e da saúde, têm a plena capacidade de se tornarem imunologistas clínicos.

Tipos de doenças imunológicas

É notável o surgimento de novas patologias ao decorrer dos anos. Entretanto, não é diferente na imunologia, pois vários tipos de doenças estão acometendo os seres humanos. Desse modo, é possível observar algumas origens, que podem deixar as pessoas doentes e diminuir ou aumentar a atividade do sistema imune. Portanto, a imunologia clínica, responsável para desvendar as causas desses eventos maléficos ao ser humano.

Doenças alérgicas

São o grupo de doenças que podem causar processos alérgicos aos pacientes. Sendo assim, sua atividade se inicia em contato com alguma substância ou molécula que permite desencadear o processo de alergia. O nome que damos a esses conjuntos de substâncias nocivas, são os alérgenos. Desse modo, evitar o contato ou proximidade, com o alérgeno, tem sua importância, visto que, longe, não causará a doença. Portanto, os principais alérgenos, que posso citar, são: poeira, mofo, pêlo de animal, alimentos, e pasme, até a água pode causar alergia.

Doenças autoimunes

São o grupo de doenças que o próprio sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo humano. Desse modo, os anticorpos reconhecem as células como antígenos e realizam o processo de eliminação das mesmas. Sendo assim, ainda não estão bem caracterizadas o porque do sistema imunológico realizar esse ataque contra seu próprio organismo. Conforme, alguns autores, esse mecanismo de ataque, tem desordem genética. Portanto, posso mencionar alguns exemplos dessa categoria, tais como: asma, doença celíaca, artrite reumatoide, vitiligo, diabetes tipo 1, lúpus, esclerose múltipla dentre outras.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre imunologia clínica, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!