Inovações tecnológicas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

As inovações tecnológicas se encontram presentes em nossas rotinas sem que percebamos e, o que é melhor, essa inovação torna praticamente tudo ao nosso redor mais fácil.

As mudanças trazidas pela inovação tecnológica, porém, também trazem novos desafios. É importante estar ciente desses desafios para poder pensar criticamente sobre eles e implementar soluções.

Cinco principais desafios da inovação digital

1.Inclusão digital e os desafios para as inovações tecnológicas

Ser inclusivo sempre foi e sempre será um obstáculo para a inovação tecnológica. A inclusão relaciona-se com a inovação tecnológica de duas formas: primeiro, nem todos têm acesso à internet; em segundo lugar, nem todos que acessam a internet terão a mesma experiência.

Abordar a inclusão digital significa tentar encontrar maneiras de colocar mais pessoas online e melhorar a experiência de todos os usuários que atualmente usam a internet. Um exemplo de inclusão digital é a inclusão de texto alternativo nas imagens para que os usuários com deficiência visual ainda possam consumir conteúdo visual.

A inclusão digital também inclui coisas como a remoção de barreiras físicas ao acesso à Internet e programas educacionais para aumentar a alfabetização digital.

2. Pensamento crítico

A inovação tecnológica fornece acesso rápido às informações do dia a dia e às notícias do mundo, mas também pode levar à falta de pensamento crítico. O pensamento crítico é a capacidade de analisar informações e fazer julgamentos informados.

Com tantas informações prontamente disponíveis, muitos usuários optam por deixar que outras pessoas tomem decisões por eles. Eles permitem que tudo o que lêem informe sua opinião sem examiná-la criticamente.Com que frequência você já conversou com alguém que está espalhando notícias falsas? Ou talvez você mesmo tenha chegado a uma conclusão sem ler nada além de uma manchete.

Há tanta informação disponível por aí, então cabe aos usuários analisar criticamente tudo o que encontram. Infelizmente, a maioria dos usuários não tem tempo para fazer isso.

3. Alto investimento

Um dos problemas da revolução digital é o investimento que precisa ser feito, que é bastante alto para pequenos e médios empreendedores. No início, o investimento necessário para implementar determinadas tecnologias em um negócio pode ser maior do que o esperado. No entanto, é importante ressaltar que geralmente há um bom retorno sobre o investimento. Então é dinheiro bem gasto.

Lembre-se de que nem sempre uma pessoa que está abrindo um negócio está disposta a fazer um investimento tão alto logo de cara. Por isso é preciso estar preparado e até pensar em quais soluções tecnológicas são mais importantes quando você está começando.

4. Obsolescência do produto

Ainda que a inovação tecnológica possibilite o lançamento de novos produtos dia sim, dia não, lembre-se de que essa é uma faca de dois gumes. Se por um lado, a tecnologia melhora e ajuda a tornar os produtos mais eficientes, por outro lado, os produtos rapidamente se tornam obsoletos.

Este é claramente o caso dos smartphones. Um smartphone de três anos não é tão poderoso quanto os modelos mais recentes. A quantidade de lixo eletrônico no mundo aumentou muito e não vai diminuir tão cedo. Parece paradoxal que precisamos de novas tecnologias para efetivamente acabar com o lixo eletrônico, mas é a realidade de mais um desafio de inovação tecnológica.

5. Trabalhadores desqualificados

Você se lembra do que falamos sobre o problema da inclusão digital?

A falta de inovação tecnológica em algumas áreas pode, na verdade, levar ao desenvolvimento de funcionários pouco qualificados. Como a inclusão digital não acontece de forma espontânea e eficiente em todas as regiões do mundo, muita gente não tem acesso ao que há de novo.

Como o mercado está sempre em busca de pessoas que estejam atualizadas com as últimas tecnologias, a falta de conhecimento tecnológico também aumenta o desemprego. Mas apesar desse desafio, por causa do acesso à informação, é possível encontrar pessoas que são muito bem qualificados para vários tipos de serviços.

Em todos os setores, a educação vem moldando a indústria de acordo com a inovação tecnológica. Antigamente a ideia de estudar e aprender de graça era impossível, mas hoje se tornou muito comum.

Vantagens da inovação tecnológica

Apesar dos desafios apresentados anteriormente, existem várias vantagens para a inovação tecnológica. Confira abaixo alguns deles:

Acesso à educação

Antes da inovação tecnológica, ninguém tinha acesso à educação a distância. Mesmo que a gente ouvisse as aulas no rádio, até cartas, não era um processo bem pensado. Com acesso à internet de alta velocidade, as pessoas podem acessar cursos online e até assistir aulas ao vivo de alguém que mora a milhares de quilômetros de distância.

Hoje em dia, tudo que você precisa para estudar qualquer coisa é um dispositivo móvel ou um computador com conexão à internet. Isso significa que as pessoas podem se preparar melhor para o mercado de trabalho e praticamente todas as áreas da vida em que gostariam de expandir seus conhecimentos.

Aumento da produtividade

Dentro das empresas, as inovações tecnológicas sempre foi bem-vinda e abraçada. Circuitos elétricos, por exemplo, que controlam máquinas, permitem que as indústrias aumentem exponencialmente sua produtividade. O que antes levava dois dias para ser produzido, agora leva apenas algumas horas.

Além disso, as atividades não são apenas realizadas com mais eficiência, mas também novos empregos são criados. Os desenvolvedores de software e criadores de hardware receberam muito bem as demandas da indústria.

A tecnologia certamente trouxe algumas dificuldades, mas abriu portas e criou oportunidades para todos que puderam acompanhá-la.

Métricas e dados

Hoje, armazenar dados relacionados ao seu negócio não é mais um problema.O armazenamento físico foi substituído pelo armazenamento em nuvem.

Não apenas mudamos onde armazenamos as informações, mas também vimos uma mudança na quantidade de informações disponíveis.

As métricas e dados de qualquer negócio ficaram mais acessíveis e, com isso, é possível pensar em iniciativas mais assertivas para melhorar qualquer parte do negócio.

Com essas informações em mãos, aumentar as vendas e observar o comportamento do público tornaram-se tarefas fáceis.

Relacionamento com os clientes

A tecnologia não apenas permitiu que as empresas se aproximassem de seus clientes e vice-versa, mas também criou novas oportunidades de diálogo. Mídias sociais, blogs e outros canais de comunicação tornaram o marketing de relacionamento mais comum entre as marcas.

Além de manter um contato próximo com os clientes, é possível definir personas e identificar quais clientes têm maior (ou nenhuma) probabilidade de comprar determinados produtos.

Aumento de vendas

As estratégias de vendas aliadas ao marketing de relacionamento tornaram-se mais robustas e eficientes. Antes da inovação tecnológica, compartilhar informações era difícil e nem sempre atingia seu público-alvo. TVs, outdoors e rádios podem ser usados para anunciar, mas geralmente são vistos como um tanto intrusivos.

Embora ainda seja comum colocar anúncios na TV, outras estratégias de marketing contribuem para uma melhor experiência ao navegar na web. Mídias sociais, sites, blogs, e-mails e outros meios de comunicação ajudam a educar clientes em potencial e podem atrair novos públicos para as empresas.

Faça parte da transformação digital, Inovações tecnológicas já fazem parte da vida da maioria das pessoas e não está diminuindo. Como você viu, alguns obstáculos precisam ser superados, mas as vantagens que a era digital trouxe são inegáveis.

O papel dos empreendedores é não apenas usar todas as novas tecnologias para beneficiar seus negócios, mas também encontrar maneiras de resolver problemas sociais menores.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!