Inovações tecnológicas: Agenda de sustentabilidade

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Inovações tecnológicas
Inovações tecnológicas

Inovações tecnológicas: Nos últimos anos, tanto as empresas quanto os consumidores se concentraram mais no que as sociedades podem fazer para proteger melhor o meio ambiente. Os impressionantes avanços feitos pela indústria de tecnologia em áreas que vão desde o trabalho remoto até a saúde, transporte e muito mais levaram muitos a esperar que a tecnologia possa desempenhar um papel significativo em nos ajudar a gerar energia “verde”, gerenciar a poluição e reduzir o desperdício.

Embora os especialistas em tecnologia alertem que não há uma solução “fácil” para questões ambientais globais, eles estão otimistas sobre várias inovações e práticas tecnológicas focadas que podem desempenhar um papel significativo para ajudar a proteger nosso planeta.

Inovação tecnológica:

Energia de Hidrogênio

O “hidrogênio verde” é um tema quente e está rapidamente se tornando um componente importante do mix de energia limpa do mundo. Os desafios até o momento têm sido o alto custo e os sérios problemas de segurança associados à produção de energia de hidrogênio. Avanços na tecnologia de eletrolisadores e células de combustível estão diminuindo a lacuna na questão de custo. Além disso, a nova tecnologia de sensores está tornando mais seguro produzir, transportar e usar energia de hidrogênio em processos eletroquímicos ou de combustão.

Codificação com eficiência energética

A necessidade de computação na nuvem pública está aumentando, e a exigência de computação em nuvem crescerá ainda mais à medida que trouxermos aplicativos como a realidade aumentada. Enquanto estamos introduzindo tecnologia verde em várias áreas e avançando em direção a data centers de ponta, como fornecedores de software, todos nós temos que ser bons locatários da infraestrutura de nuvem e escrever software com eficiência energética que use menos energia na computação.

Coleta de dados com foco no “Green”

Avançando, a tecnologia que coleta dados sobre consumo de energia e emissões de carbono tem o potencial de causar um grande impacto, pois, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, a eletricidade representa a segunda maior parcela das emissões de gases de efeito estufa nos EUA. os dados serão fundamentais quando se trata de combater as mudanças climáticas, e a tecnologia que coleta dados precisa ser adotada.

Energia Geotérmica/Recuperação de Lítio

Controlled Thermal Resources pesquisando na Califórnia, uma combinação de energia geotérmica com extração de sal de lítio, transformando o Salton Sea Geothermal Field em um enorme recurso para energia renovável e materiais de bateria ao mesmo tempo.

Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia verde porque há menos desperdício. Em vez de começar com um bloco de material, você começa do zero, usando apenas os recursos absolutamente mínimos necessários para fazer um objeto. Hoje, a impressão 3D está transformando a indústria de manufatura, transformando a manufatura em 1s e 0s. Este é o tipo de futuro que as tecnologias exponenciais convergentes permitem.

Concreto Carbono Negativo

Existem muitas inovações incríveis acontecendo agora, desde a colheita de materiais de terras raras até o desenvolvimento de baterias à base de ferro para capturar o calor do núcleo da Terra. Uma grande oportunidade está nos materiais de construção com carbono negativo, como o concreto com carbono negativo. Os edifícios respondem por 40% de todas as emissões de carbono, e o concreto é o material de construção mais usado no mundo. Existe uma oportunidade até mesmo de reverter o impacto das emissões de edifícios no clima.

Controle/gerenciamento inteligente de temperatura

Historicamente, o aquecimento e o resfriamento representaram mais da metade da conta total de energia residencial, embora essa participação tenha caído nos últimos anos. Já vimos o potencial e há mais que podemos fazer. Outros avanços tecnológicos relacionados à regulação de temperaturas internas podem reduzir o uso de eletricidade e ajudar a proteger o meio ambiente.

Captura de carbono

Enquanto a tecnologia verde (como energia solar e eólica e veículos elétricos) está se movendo na direção certa, também temos que nos concentrar em reverter o impacto de décadas de negligência. Os avanços na captura e armazenamento de carbono estão se mostrando promissores e dando esperança de um meio econômico e seguro de realmente alcançar emissões negativas de carbono e uma reversão de nossa trajetória atual

Tecnologia de Transformação de Resíduos em Energia

Grandes esperanças em tecnologias de conversão de lixo em energia que gerem energia a partir do lixo. Várias empresas já estão desenvolvendo soluções de tratamento de resíduos que geram energia na forma de vapor, água quente ou eletricidade que posteriormente pode ser utilizada em processos internos. Essas tecnologias resolvem dois problemas ao mesmo tempo, então podemos prever seu desenvolvimento com o dobro da velocidade.

Agricultura Inteligente

A agricultura inteligente é a próxima grande tecnologia “verde”. As tensões recentes na cadeia de suprimentos, juntamente com o desperdício de alimentos, estão impulsionando inovações na agricultura inteligente e mais verde. Embora produzamos safras suficientes para alimentar a população da Terra, cerca de 30% são perdidos ou desperdiçados – são alimentos que nunca são consumidos. A agricultura inteligente nos permite cultivar produtos com base nas necessidades de oferta/demanda, requisitos globais e capacidades agrícolas regionais.

Inovações tecnológicas e a sociedade.

O planeta está em perigo. Os seres humanos estão causando e combatendo o desmatamento, a acidificação dos oceanos e o aumento das temperaturas, para citar alguns de nossos legados nada benignos.

Os fatos são complexos, mas as tendências não são facilmente contestadas. E, no entanto, o tema do perigo global é motivo de ira nos dias de hoje, capaz de não colocar o leitor em uma posição defensiva. Talvez seja porque estamos atordoados com o pior de tudo e raramente temos permissão para nos deliciar com as soluções. Mais alguns exemplos além dos já citados:

  • Vidro solar: uma tecnologia emergente que está recebendo muita atenção nos círculos de design e sustentabilidade. Assim como parece, o vidro solar é um material de janela adequadamente transparente, mas também captura a energia do sol e a converte em eletricidade.
  • Grafeno: Mais forte que o aço, mais fino que o papel, mais condutivo que o cobre, o grafeno é realmente um material milagroso – e até recentemente um material completamente teórico. O grafeno é uma camada ultrafina de grafite que foi descoberta pela primeira vez em 2004 na Universidade de Manchester. Agora é objeto de intensa pesquisa e especulação, com muitos prevendo que será o próximo na fila depois do bronze, ferro, aço e silício na promulgação da evolução cultural e tecnológica de nossa espécie.
  • Plástico à base de plantas: Os plásticos à base de plantas biodegradáveis são uma solução saborosa, pois poderiam, em teoria, substituir muitos dos produtos plásticos já em circulação.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!