Inteligência Planetária: Terra como entidade inteligente

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Inteligência Planetária

Entenda o experimento mental que aponta a Inteligência Planetária para a evolução da terra e encontrar vida inteligente extraterrestre.

Se um planeta como a Terra pode ser “vivo”, também poderia ter uma mente própria coletiva. Isso foi proposto por um grupo de pesquisadores em um experimento mental.

A inteligência, que é normalmente considerada como um traço pessoal pode ser expandida não só para algo coletivo, mas para uma escala planetária.

Essa percepção está alinhada com o crescente consenso entre os acadêmicos, no qual melhor meio para entender os principais aspectos da vida e seu desenvolvimento se dá na escala planetária, em oposição ao foco mais convencional nas espécies individuais.

Para embasar este conceito, os pesquisadores utilizaram os fungos como evidência. Suas redes subterrâneas se comunicam em um fluxo de inteligência invisível de larga escala, que altera de forma profunda a condição de todo o planeta.

Inteligência Planetária

De acordo com os pesquisadores, a humanidade está entre as maiores responsáveis por impulsionar as mudanças na terra, e no momento nos encontramos “à beira de um precipício”. Isto porque as nossas atividades coletivas têm efeitos globais que acarretam em desequilíbrios ambientais.

No entanto, ainda não temos o controle sobre elas. Isso significa que, sem uma inteligência planetária, a humanidade caminhará para a sua própria extinção.

Portanto, para que a Terra evolua, é preciso que sairmos do atual estado de transição para o estágio de evolução planetária. Segundo os pesquisadores, estamos deixando a nossa individualidade e comportamento, mas não passamos para o coletivo.

Para isso, é necessário a atuação conjunta da exploração da inteligência planetária até atingir uma sustentabilidade global. A exploração se basearia na coleta e aplicação de conhecimento coletivo, operando em escala planetária e integrado à função de sistemas planetários acoplados, .

Com isso, seria util não só para manter o curso de vida na Terra, mas permitiria prever o potencial de vida de planetas habitados. Além disso, contribuiria na predição de formas de vida inteligente em outros planetas.

Isto porque, se a inteligência planetária é necessária para a vida, as únicas civilizações inteligentes que devam existir no universo provavelmente passou por essa transição e conseguiu atingir esse nível de inteligência. Resumindo, não se mataram.

O artigo com a ideia de inteligência planetária foi publicado no International Journal of Astrobiology, no qual você pode conferir na íntegra clicando aqui.

Gostou do artigo? Clique aqui e confira outros textos tão interessantes como este.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!