Intervenção federal: o que é?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A intervenção federal no Brasil é uma medida prevista na Constituição Federal de 1988, que consiste na suspensão temporária da autonomia de um Estado ou do Distrito Federal, quando ocorrem situações excepcionais que colocam em risco a integridade do país ou a ordem constitucional. Somente o Presidente da República pode tomar essa medida, mediante autorização do Congresso Nacional. Saiba mais sobre o que é intervenção federal neste post do blog MeuGuru. 

Intervenção federal no Brasil 

Ao longo da história brasileira, utilizou-se a intervenção federal em diversas ocasiões. Durante o período imperial, o governo central interveio em diversas províncias para manter a ordem e combater revoltas. No período republicano, também se utilizou a intervenção em diversas ocasiões, como na Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas tomou o poder após uma intervenção no estado de Minas Gerais.

Todavia, nos últimos anos, a intervenção federal tem sido utilizada em situações relacionadas à segurança pública. Em 2018, por exemplo, o governo federal decretou intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. Isso ocorreu devido ao aumento da violência e do crime organizado na região. Em 2023, também se aplicou essa medida no Distrito Federal. Nesse sentido, a medida permitiu que o governo federal assumisse o controle das forças de segurança do estado e coordenasse ações conjuntas com as forças estaduais e distritais.

Requisitos para intervenção 

Em primeiro lugar, a Constituição estabelece os requisitos que devem ser cumpridos para a União poder realizar uma intervenção federal em um Estado ou no Distrito Federal. Entre eles, podemos citar:

  • Requisição do Presidente da República: o presidente deve requisitar a intervenção expressamente, indicando o motivo e os objetivos da medida; 
  • Autorização do Congresso Nacional: a intervenção só pode ser decretada após autorização do Congresso Nacional, que deve se manifestar por meio de decreto legislativo; 
  • Situações excepcionais: só se pode usar a intervenção em situações excepcionais. Entre elas estão a garantia da integridade nacional, repelir invasão estrangeira, restabelecer a ordem constitucional, garantir o livre exercício de qualquer dos poderes constitucionais ou combater grave comprometimento da ordem pública; 
  • Limite temporal: a intervenção federal deve ser temporária. Ou seja, deve durar apenas o tempo necessário para solucionar a situação que motivou sua decretação; 
  • Respeito aos direitos e garantias fundamentais: durante o período de intervenção não se pode violar os direitos e garantias fundamentais. 

Além desses requisitos, a Constituição estabelece que a intervenção deve ser precedida de um processo de diálogo e negociação entre a União e o estado ou o Distrito Federal afetado. Esse processo visa buscar soluções menos extremas antes de recorrer à intervenção federal.

Críticas ao instituto 

O uso da intervenção federal no Brasil é alvo de críticas de diversos setores da sociedade, principalmente em relação a sua utilização em questões de segurança pública. Algumas das principais críticas são:

  • Centralização do poder, pois pode acabar limitando a autonomia dos estados e do Distrito Federal; 
  • Uso excessivo da medida nos últimos anos, principalmente em questões vinculadas à segurança pública;
  • Falta de efetividade;
  • Possibilidade de abusos;
  • Ausência de diálogo e negociação.

Portanto, o uso da intervenção federal no Brasil tem sido objeto de críticas e controvérsias, sendo importante que se use a medida com parcimônia, transparência e respeito aos direitos e garantias fundamentais. Além disso, é necessário buscar soluções mais efetivas e duradouras para os problemas que motivam a intervenção.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!