ISO 14001

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

ISO 14001
ISO 14001

A ISO 14001 estabelece os critérios para um sistema de gestão ambiental e pode ser certificada. Ele mapeia uma estrutura que uma empresa ou organização pode seguir para estabelecer um sistema de gestão ambiental eficaz.

Destinado a qualquer tipo de organização, independentemente da sua atividade ou setor, pode dar garantias aos dirigentes e colaboradores da empresa, bem como aos stakeholders externos, de que o impacto ambiental está a ser medido e melhorado.

Elaborada pela International Organization for Standardization (ISO), seu objetivo é estruturar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para que uma organização – de qualquer natureza – possa:

  • Controlar seus impactos no meio ambiente ;
  • E desenvolver práticas sustentáveis atreladas as suas atividades e produtos.

O que é SGA? 

Sistema de Gestão Ambiental é um método operacional que traz disciplina e suporte para que uma organização possa identificar e controlar seus impactos no meio ambiente. Sendo este composto por processos e práticas que controlam a interação da empresa com o ambiente. 

Dessa forma, exigindo um sério comprometimento com questões mais relevantes no âmbito do meio ambiente. O principal objetivo do SGA é identificar e reduzir aspectos e impactos ambientais, criando um ambiente de trabalho:

  • Mais saudável;
  • Com mais qualidade;
  • E com mais eficiência frente aos custos de produção.

Para tanto, em primeiro lugar, precisa-se levantar todos os possíveis aspectos geradores de impactos e identificar como funciona o processo de produção para, assim, realizar os estudos e metas de como o SGA deverá ser implantado em determinada empresa.

E a ISO 14001 estabelece os requisitos necessários para a implantação desse sistema de gestão para que a empresa atenda aos requisitos legais e se certifique na ISO.

ISO 14001 – PDCA

Para que a ISO 14001 seja efetiva, é preciso comprometimento e responsabilidade geral de uma organização, além da implantação do SGA. A comprovação da eficácia desse sistema se dá pela Certificação da conformidade da norma ISO 14001.

E estar de acordo com essa norma vai otimizar o Sistema de Gestão Ambiental para que uma empresa consiga evitar transtornos de um dano ambiental e suas consequências administrativas, civis e penais.

A ISO 14001 baseada no ciclo PDCA do inglês “plan-do-check-act” – planejar, fazer, checar e agir – e utiliza terminologia e linguagem de gestão, apresentando uma série de benefícios para a organização.

Para que serve e os benefícios ao implementar a ISO 14001  

 ISO 14001 é conhecida, mundialmente, como uma metodologia que busca:

  • Preservar o meio ambiente através do controle dos impactos ambientais;
  • Controlar custos;
  • Reduzir riscos;
  • Melhorar o desenvolvimento sustentável nas empresas através do SGA;
  • Fomentar auditorias ambientais;
  • Criar setores de comunicação ambiental nas empresas.

Sendo que os principais benefícios da ISO 14001:

  • Sistema de Gestão Ambiental: Com a implantação da gestão, a política e comunicação ambientais são aprimoradas e torna a empresa engajada por causas sustentáveis;
  • Cumprimento dos requisitos legais: Além de ser ecologicamente correto, ter o certificado faz também com que a empresa evite receber multas por impactos negativos ao meio ambiente. Isso porque é necessário manter continuamente o cumprimento de todos os requisitos legais;
  • Redução de gastos: A ISO 14001 traz a redução de gastos desnecessários e faz com que a produção da empresa seja mais eficaz e consciente;
  • Reconhecimento da marca: O certificado representa um selo sustentável da marca, o que significa que ela compactua com a preservação do meio ambiente e às causas sustentáveis. Com isso, o mercado passa a enxergar a empresa de forma positiva, principalmente pela responsabilidade ambiental. Consequentemente, isso atrai novos negócios pela questão de credibilidade;
  • Valorização no mercado internacional:  O certificado da ISO 14001 é, muitas vezes, um pré-requisito de contratação. Dessa forma, a certificação possibilita o surgimento de novos negócios internacionais, afinal, uma empresa que preserva o meio ambiente mantém relações com outras que possuem o mesmo viés ambiental.

Como obter a certificação da ISO 14001?

Para estar em conformidade com essa norma, é preciso atender, integralmente, as legislações ambientais locais aplicáveis ao seu empreendimento. Além disso, há outros requisitos que devem ser monitorados constantemente pela empresa.

Ter o SGA é a forma pela qual a empresa se organiza para monitorar esses processos e conquistar o certificado internacional. Após concluir a parte da documentação e implementação, a empresa precisa passar por um processo de 5 etapas para chegar ao certificado:

1. Auditoria Interna

A auditoria interna é uma espécie de treino para que a empresa verifique:

  • Se os processos do SGA estão funcionando adequadamente;
  • E identificar problemas e erros para que não passem despercebidos durante a auditoria principal.

2. Análise crítica pela direção

Uma análise crítica formal pela sua direção para avaliar os fatos relevantes sobre os processos do Sistema de Gestão de forma a tomar decisões apropriadas e designar recursos.

3. Ações corretivas

Seguindo a auditoria interna e a análise crítica pela direção, você precisa corrigir a causa raiz de quaisquer problemas identificados e documentar como eles foram resolvidos.

O processo de certificação de uma organização é divido em duas etapas:

1.Análise crítica da documentação

Os auditores do seu organismo de certificação escolhido verificarão a documentação para assegurar que a empresa atende os requisitos da ISO 14001.

2. Auditoria principal

Aqui, os auditores do organismo de certificação verificarão se as atividades da sua empresa estão em conformidade com a ISO 14001.

Além disso, irão verificar a documentação de sua empresa por meio da revisão de documentos, registros e práticas da organização.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!