ISO 45001

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

ISO 45001
ISO 45001

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Esta norma desenvolvida baseada em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual estimou-se que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho.

Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization) – que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo – é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Para que serve essa norma?

A ISO 45001 oferece benefícios duradouros para quem a implementa. Com o intuito de fornecer uma estrutura para uma correta gestão de riscos e oportunidades numa empresa de qualquer ramos, a ISO 45001:

  • Proporciona ambientes de trabalhos mais seguros;
  • Melhora o gerenciamento de riscos e oportunidades quanto à saúde e segurança dos trabalhadores;
  • Reduz fatalidades e custos com a eliminação ou redução de número de acidentes;
  • Estabelece normas claras no ambiente de trabalho;
  • Estimula o controle numa organização; 
  • Melhora a qualidade de vida e trabalho do colaborador de sua empresa; 
  • Coopera para a saúde e segurança dos seus funcionários;  

Ademais, um ponto de destaque da ISO 45001 é que ela pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do seu ramo ou porte.

Plano de 5 etapas para ISO 45001

Pode seguir um plano de cinco etapas para estruturar e implementar sua estratégia de gerenciamento de segurança:

  1. Entenda os sistemas de gerenciamento da OSHA: é fundamental aprender os requisitos da ISO 45001 e os 11 fatores de sucesso recomendados para implementação. Quanto mais profundo for seu entendimento do “porquê” por trás dos sistemas de gerenciamento de segurança, maiores serão suas chances de sucesso.
  2. Integre com seu sistema: Se você já implementa sistemas como ISO 9001 para qualidade ou ISO 14001 para sustentabilidade ambiental, então você tem uma base excelente, já que a ISO 45001 usa a mesma linguagem central. Se você já está familiarizado com esses sistemas, é muito mais fácil implementar a ISO 45001.
  3. Colabore com as partes interessadas: Outra etapa é ajudar todos, desde os trabalhadores da construção que constroem manualmente um projeto até os altos executivos, a entender a importância e a implementação do padrão. É fundamental encorajar aqueles que abraçam a ideia e se envolvem em conversas honestas com as partes interessadas que não concordam com a mudança para entender sua posição.
  4. Priorize tarefas e defina marcos: a próxima etapa é alinhar o plano de segurança com as métricas de negócios para definir objetivos. Certifique-se de que as práticas de saúde e segurança aumentem, em vez de diminuir os lucros, pois a segurança deve levar a economias econômicas a longo prazo.
  5. Inicie seu programa de gerenciamento de segurança: a etapa final é iniciar seu projeto e iterar ao longo do tempo conforme você aprende mais sobre como ele funciona em um ambiente do mundo real.

Passos para a Certificação ISO 45001

É fundamental entender as etapas necessárias para receber este certificado:

  • Orçamento: Preencha um formulário de solicitação de orçamento para que a certificadora possa avaliar o escopo da avaliação necessária e oferecer uma proposta de certificação.
  • Agendamento: Em seguida, você marcará uma consulta com um auditor para avaliar seu status em duas visitas para a Auditoria de Certificação Inicial. É vital fornecer prova de que seu sistema de gerenciamento de segurança está em vigor há pelo menos três meses, com uma revisão da gerência e auditoria interna.
  • Certificação: Após a auditoria em duas etapas. Se a decisão for a seu favor, você receberá seu certificado, que terá validade de três anos com auditoria anual e auditoria de re-certificação a cada três anos.

Identificação de perigos, avaliação de riscos e oportunidades

O primeiro passo no processo de planejamento é avaliar os perigos enfrentados pelos trabalhadores e avaliar completamente o risco e a oportunidade de cada perigo.

O processo segue um formato específico exigido pela ISO:

  1. Identifique o perigo
  2. Avalie o risco do perigo (a gravidade e a oportunidade de ocorrência)
  3. Identificar oportunidades para reduzir ou eliminar o risco.

Depois que os perigos são identificados e os riscos avaliados, a ISO 45001 exige que as empresas estabeleçam objetivos e metas não apenas para lidar com os riscos encontrados, mas também para manter a melhoria contínua do sistema de gestão de OH&S.

A determinação deve ser feita para os recursos necessários, responsabilidades, prazos, ferramentas de medição, transparência e impacto, e todos os objetivos e seus dados relacionados devem ser documentados e cuidadosamente mantidos.

As empresas são obrigadas a fornecer pessoal, ferramentas e equipamentos adequados e estrutura organizacional para apoiar seu sistema de gestão. Sinalização, processos documentados, ferramentas específicas ou proteções de máquinas, ou mesmo trabalhadores extras para uma tarefa específica podem ajudar a garantir a eficácia do sistema e a segurança de todos os envolvidos no processo.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!