Lágrimas: Como elas surgem?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Venha por meio desse post entender como surgem as lágrimas, desde a sua fabricação pelo nosso organismo, até como elas escorrem pelos nossos olhos.

Você já tentou segurar o choro e simplesmente não conseguiu? Ou, não entendeu por chorou ao cortar cebola?

Pessoa chorando.

Lágrimas nos olhos. Fonte: Internet.

Lágrimas: O que elas são?

Afinal, o que são as lágrimas? Elas se determinam por serem secreções, as quais são contidas por água, sais minerais, gorduras e também proteínas.

Bem como por meio disso, as lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais, e contem a função de purificar, limpar e também como uma das grandes funções realizar a lubrificação dos olhos.

Por outro lado, evidencia-se que há cerca de 7 microlitros dessa secreção em nossos olhos. E, assim, ocorre o grande fornecimento de nutrientes, aliado ao oxigênio aos nossos olhos, e por meio disso remove-se resíduos, além de ser defesa aos olhos.

Lágrimas: Função

É primordial elucidar que o revestimento lacrimal se determina por configurar a sua composição por meio de três camadas, as quais são: a camada interna, intermediaria e a externa.

Inicialmente, a camada interna é a que fica em contato com a córnea. A camada intermediaria se define por ser a camada principal. E, já a camada externa se define como camada lipídica, impedindo que as lágrimas evaporem e não cessem sua descida.

Além disso, as lágrimas podem atuar por meio de prevenção de secura, fornecimento de oxigênio, com nutrientes ao olhos, e também a prevenção de infecções.

Elas também possibilitam que ocorra o curar de danos na superfície do olho, juntamente com a criação de uma superfície lisa do olho.

Tipos de lágrimas produzidas pelo corpo humano:

Basais

Há três tipos de lágrimas, os quais se definem por serem as lágrimas basais, sendo as que contem mais abundancia no corpo. Sendo feitas em pequenas quantidades para que não danifiquem a córnea, livrando-a de poeira.

Reflexas:

Produzidas a partir de organismos invasores, spray de pimenta, vapor de cebola, álcool aos olhos. Protegem os olhos de possíveis irritações, produzidas também com a elucidação de estímulos.

Emocionais:

Essas são classificadas comumente como choro, e fazem parte de associação a emoções, como raiva, estresse, luto, crise de riso. E, demais sensações que nós seres humanos estamos submetidos a todo o momento.

Você sabia que nas lágrimas de choro há o hormônio de estresse? Então é por isso que quando você chora fica mais aliviado!

Chorar é bom?

Estudos recentes mostram que as lágrimas possuem uma série de benefícios, e por meio disso, além de lubrificarem os olhos. Elas contem hormônio de estresse, e também estimulam a produção de endorfina, analgésico natural, e os hormônios que são do bem estar.

Então, saiba que é por isso, que após o choro você sente aquela sensação do bem estar! E, por isso, se sente melhor…

Viu? Não é “frescura” é apenas o seu corpo trabalhando a seu favor! Como forma de te deixar mais calmo ou aliviar a tensão que você sente.

Leia mais em artigos conceituados:

https://imo.com.br/funcao-da-lagrima-para-os-olhos/

Leia mais artigos no blog da MeuGuru:

https://blog.meuguru.net/glucagon-e-insulina/

https://blog.meuguru.net/sabonetes-artesanais/

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!