Laminador: Os Principais Tipos para Laminação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Laminador

O laminador é o principal componente empregado nos processos de laminação, pois é a partir dele que se realiza o esforço de compressão direta. Assim como há uma grande versatilidade na laminação, há também versatilidade no tipo de laminador, pois cada laminador possui vantagens e limitações.

Portanto, a principal forma de classificar os laminadores é pela quantidade de cilindros de laminação, podendo ser do tipo duo, trio, quádruo ou Sendzimer.

Laminador Duo

Este tipo de laminador possui um par de cilindros que rotacionam em sentidos opostos, realizando a laminação em apenas uma direção. O seu cilindro inferior é fixo, enquanto que o superior é ajustável, podendo assim controlar a espessura da peça laminada.

Sua produtividade é muito baixa, pois é preciso retornar o produto ao ponto inicial para ser laminado novamente. Também pode ocorrer elevada flexão dos cilindros, prejudicando a qualidade da peça.

É um laminador mais empregado para desbaste de produtos laminados a quente, preparando eles para as etapas de laminação seguintes.

Laminador Duo Reversível

Estes laminadores também possuem dois cilindros, mas também um inversor de frequência que permite que a laminação ocorra em ambos os sentidos. Sua produtividade é superior aos laminadores do tipo duo, sendo aplicados em cadeias de laminação simples.

Laminador Trio

Como o nome sugere, estes laminadores possuem três cilindros, um no centro e outro nas extremidades, havendo laminação nos dois espaços entre cada par. Destes três cilindros apenas dois deles possuem motor, o terceiro rotaciona por ação dois outros dois.

Assim, a operação típica nos laminadores tipo trio ocorre com uma passagem do produto pelo par de cilindros inferior e em seguida por meio de dispositivos de elevação ele passa pelo par superior de cilindros.

Laminador Quádruo

Os cilindros de laminação podem fletir dependendo da solicitação, por isto nos laminadores quádruos há cilindros de apoio para os cilindros de trabalho. Os cilindros de trabalho possuem pequeno diâmetro, realizando a laminação com menor potência, já os cilindros de apoio possuem maior diâmetro, evitando a flexão dos cilindros de trabalho e são usados na laminação contínua.

Laminador Sendzimer

Seguindo o mesmo princípio dos laminadores do tipo quádruo, os laminadores Sendzimer possuem dois cilindros de apoio para cada cilindro de trabalho. Este tipo de laminador é necessário para laminação de metais de alta resistência, pois pode haver flexão em mais de uma direção.

Veja também:

https://blog.meuguru.net/conformacao-mecanica/

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!