Lecanemab: conheça o medicamento contra Alzheimer

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Lecanemab: conheça o medicamento contra Alzheimer

Conheça a Lecanemab, o novo medicamento a contra o Alzheimer aprovado pela FDA envolto a polêmicas. Continue a leitura para saber mais.

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e irreversível, que destrói a memória e as habilidades cognitivas. Sua causa específica ainda não é clara, mas está relacionada a alterações no cérebro.

As alterações mais características são o acúmulo de placas beta-amilóides e emaranhados neurofibrilares resultam na perda de neurônios e suas conexões.

Nesse sentido, a FDA aprovou recentemente a droga Lecanemab, desenvolvida para atacar as placas beta-amilóides. A droga diminuiu a taxa de declínio cognitivo em um grande ensaio clínico de estágio avançado.

A substância, que será comercializado com o nome “Leqembi”, é indicada apenas para pacientes em estágios iniciais e leves do Alzheimer. Até o momento, ela é capaz de retardar de forma modesta o declínio cognitivo nos estágios iniciais da doença.

De acordo com Ivan Cheung, seu nome é baseado em “qembi”, do japonês, que “se traduz aproximadamente em bonito, saudável e elegante”. Cheung é o Presidente e executivo-chefe das operações da Eisai, empresa farmacêutica japonesa que desenvolveu o medicamento,

Aprovação Acelerada da FDA

A FDA (Food and Drug Administration), orgão governamental dos EUA responsável pelo controle de medicamentos, concedeu a chamada “aprovação acelerada” do medicamento Leqembi.

Ainda assim, o medicamento apresenta algumas preocupações. Os riscos de inchaço e sangramento no cérebro observados na fase 3 do estudo clínico justificam esse receio.

Contudo, a FDA pode dar essa aprovação para medicamentos com benefícios incertos, desde que sejam promissores e contra doenças graves que não possuam tratamento. Dessa forma, o Lecanemab se enquadra com a doença de Alzheimer. Ele é apontado como o tratamento mais promissor, além de atacar a proteína beta-amiloide, um elemento biológico da doença.

Gostou do artigo sobre o Lecanemab, o novo medicamento promissor contra o Alzheimer? Clique aqui e confira outros textos tão interessante como este.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!