Lei de Coulomb explicada com um exemplo resolvido

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A Lei de Coulomb é a lei física que estabelece a relação matemática para a eletrostática. A partir dessa relação, é possível construir os pilares básicos que norteiam como a interação entre dois corpos carregados acontece. Ademais, é essa lei que nos fornece a possibilidade de mensurar a intensidade da interação eletrostática, bem como, guia diversos outros desenvolvimentos do eletromagnetismo.

Tendo isso em vista, hoje nós da MeuGuru preparamos esse texto especial para você. Aqui, vamos falar sobre o que é a Lei de Coulomb e ainda vamos fazer um exemplo resolvid. Assim, você vai poder entender como usar essa importante lei física.

Entendendo o que é a Lei de Coulomb

Essa Lei física, é uma importante relação que age no regime da eletrostática. Em verdade, para entendermos o que é a Lei de Coulomb, devemos entender onde ela age. Nesse sentido, saiba gurunauta que toda nossa discussão será focada em sistemas físicos em que há partículas carregadas e as cargas estão em repouso. Essa última hipótese vai garantir que as partículas carregadas não se movimentam, caso isso ocorresse deveríamos ainda increscentar efeitos magnéticos no sistema.

Tendo isso em mãos, vamos agora nos ater ao foco principal desse texto. A Lei de Coulomb é a lei física que descreve como corpos carregados (dotados de carga elétrica q e/ou Q) interagem entre sí. Nesse sentido, essa é uma lei que concebe a noção de força eletrostática e assim medidndo a interação de dois corpos, a qual é medida por

Definição do módulo da força eletrostática.

onde e0 é a constante eletrostática do vácuo que vale e0=8.85 x10-12 C22N-1m-2 , q e Q são as cargas elétricas dos corpos e r é a distância relativa entre os corpos de carga q e Q. Além disso, podemos conceber uma forma vetorial para essa força da seguinte forma.

Definição do vetor força eletrostática.

Assim, conseguimos ter a descrição em módulo (intensidade) e vetorial da força eletrostática. Todavia, nós precisamos fazer uma ressalva sobre essa lei.

Uma consideração importante da Lei de Coulomb

A consideração que vamos fazer aqui se dá por conta do sentido físico dessa expressão. Em verdade, quando falamos de cargas elétricas temos que ter o cuidado de considerar que há possibilidade de termos tanto carga positiva quanto negativa. Consequentemente, isso implica que a força eletrostática pode assumir ambos os sinais. Entretanto, saiba que os sinais da força eletrostática possuem significados físicos os quais são.

  • O sinal positivo, que ocorre quando ambas as cargas tem mesmo sinal, implica que a interação entre as cargas é positiva e isso é interpretado como uma força repulsiva.
  • O sinal negativo, por sua vez, ocorre quando os sinais das cargas são contrários e isso implica que a interação entre as cargas é atrativa.

Tá vendo gurunauta? é daqui que vemos que os opostos se atraem.

Resolvendo um exercício passo a passo

Agora, vamos praticar um pouco. De fato, vamos apresentar um problema da eletrostática, precisamente sobre a Lei de Coulomb e vamos resolvê-lo passo a passo.

Exercício e solução passo a passo de um problema da Lei de Coulomb.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!