Lesão Celular: Necrose

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A patologia, descrita como o ramo da ciência da saúde que estuda as alterações no corpo humano decorrentes de alguma doença. Desse modo, o desequilíbrio na homeostase é causada devido a alterações a nível celular. Sendo assim, a patologia nos permite compreender as modificações presentes em tecidos, órgãos, sistemas e líquidos presentes no organismo. Portanto, exige um bom conhecimento em anatomia, fisiologia, bioquímica e farmacologia, visto que é uma área multidisciplinar. Logo, nesse artigo veremos mais sobre os tipos de lesão celular que ocorrem em nosso organismo.

Conceito de lesão celular

A causa da lesão celular, acontece quando a celular, sofrem estresses de qualquer natureza, as quais não conseguem fazer o seu processo regenerativo. Desse modo, os principais tipos de estresse sofrido são a hipóxia, químico, físico, e agentes infecciosos. Sendo assim, os principais tipos conhecidos de lesão celular, são a necrose e apoptose. Portanto, veremos ao longo desse post, as informações mais precisas sobre a necrose.

Características da lesão celular do tipo necrose

A necrose, caracterizada por ser uma lesão celular do tipo irreversível as quais as células sofrem algumas características peculiares. Sendo assim, veremos algumas dessas características importantes acerca da necrose.

Perda da integridade da membrana: Esse processo ocorre quando, a membrana se rompe. Desse modo, o conteúdo intracelular vaza para o espaço extracelular.

Digestão enzimática das células: Esse processo, conhecido por acontecer o processo de digestão do conteúdo intracelular. Desse modo, acontece por meio de agentes patogênicos, tais como bactérias, fungos, parasitas ou vírus. Portanto, causado pela liberação de toxinas no interior das células.

Extravasamento do conteúdo celular: É a etapa na qual, ocorre a liberação do conteúdo do interior das células para o meio extra celular. Esse processo ocorre devido a ruptura da membrana celular.

Reação inflamatória: Esse processo ocorre quando, os agentes patogênicos, causam reações inflamatórias. Portanto, meu caro leitor, você pode saber mais sobre a inflamação nesse artigo.

Tipos de lesão celular da Necrose

Acerca dos tipos da necrose, sabe-se que existe diversos tipos, causados pelos mais variados agentes lesivos. Desse modo, veremos os principais tipos existentes de necrose.

Necrose Tissular

É o conjunto de alterações morfológicas que se seguem à morte celular em um organismo vivo. Desse modo, sempre do tipo patológica. Sendo assim, as membranas das células necróticas perdem a sua integridade, ocorrendo extravasamento de substâncias contidas nas células. Isto tem importância clínica pois algumas delas são especialmente abundantes em determinados tipos celulares. Essas substâncias entram na corrente circulatória, podem ser detectadas e interpretadas como evidência de morte celular.

Necrose de Coagulação

Nesse tipo de necrose conseguimos perceber por alguns dias uma “sombra” das células necróticas. Desse modo, o tecido é inicialmente firme e pálido ou amarelado. Sendo assim, nesse tipo de necrose ocorre desnaturação das proteínas celulares. Ocorre por exemplo no infarto do miocárdio. Portanto, a estrutura básica do tecido é preservada por alguns dias.

Necrose de Liquefação

Nesse tipo de necrose, o tecido necrótico se liqüefaz rapidamente. Sendo assim, ocorre principalmente nas infecções bacterianas com formação de pus e no sistema nervoso central. Portanto, a liquefação digere por completo as células mortas, resultando em transformação do tecido em uma massa viscosa, líquida.

Necrose caseosa

Nesse processo de necrose, uma forma diferente de necrose de coagulação, na qual o tecido se torna branco e amolecido. Sendo asssim, habitualmente encontrada na tuberculose. O termo caseoso (semelhante a queijo) é derivado da aparência friável branco-amarelada, da área de necrose.

Necrose gordurosa

Geralmente causada pelo extravasamento e ativação de enzimas pancreáticas que digerem a gordura do pâncreas, do epíploo e do mesentério. Encontrada na pancreatite aguda. Sendo assim, as vezes ocorre por traumatismo que ocasiona ruptura dos adipócitos; encontrada principalmente na mama feminina.

Gangrena

Conforme alguns autores, não é propriamente um tipo de necrose. Sendo assim, geralmente se refere à necrose de um membro. Desse modo, por perda do suprimento sanguíneo, às vezes complicada por infecção bacteriana (gangrena úmida, gangrena gasosa).

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a patologia geral, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!