Lógica de programação: O que é ? e 4 dicas para programar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A lógica de programação é um dos elementos mais importantes que você deve desenvolver na sua jornada de aprendizado em programação. De fato, a lógica de programar é algo essencial para que você consiga desenvolver códigos efetivos que consigam modelar seus problemas e resolver suas necessidades de forma precisa. Assim, já é claro a necessidade e relevância de ter uma boa lógica de programação. Entretanto, por vezes muitos estudantes ou aspirantes em programação acabam tendo imensa dificuldade em desenvolver essa forma de pensar.

Nesse sentido, nós da MeuGuru decidimos trazer hoje para vocês um texto específico sobre esse assunto. Com efeito, nesse texto vamos falar sobre a tão famosa e importante lógica de programação. Além disso, vamos ainda te apresentar gloriosas dicas que farão com que o aprendizado em programação torne-se ainda mais leve e prático para você!

O que é lógica de programação ?

Então, antes de atacarmos diretamente esse problema é necessário deixarmos claro o que estamos nos referindo quando evocamos o nome lógica de programação. Com efeito, chamamos de lógica de programação o conjunto básico e fundamental para o desenvolvimento de softwares seja para computadores, tablets e/ou smartphones. Assim, é na a lógica de programação que encontramos os fundamentos da computação para aplicações de princípios e técnicas que podemos empregar para resolver de forma lógica problemas e estruturar algoritmos.

Dessa forma, podemos então dizer que a lógica de programação diz respeito a forma de tratar e formular instruções e sequências lógicas para um objetivo específico. De fato, essa definição entra em consonância com o sentido de algoritmo. Com efeito, definamos algoritmo como uma sequência de passos bem definida e não ambígua que são executados de modo a resolver unicamente uma dada tarefa. Decerto, essa definição esclarece muito sobre o pensar computacional pois define o principal componente de um software: o algoritmo.

Assim, ao passo que um algoritmo é construido de modo a realizar uma determinada atividade de forma única e precisa se faz necessário que consigamos desenvolver tal rotina de instruções para o programa de modo que todas essas características sejam satisfeitas. Dessa forma, um pensamento lógico, preciso e rigoroso é necessário para tal tarefa e é aí que a lógica de programação entra.

Certamente, é a lógica de programação que estruturará seu código e seu pensamento de modo que com ele seja possível conseguir a construção correta do algoritmo. Portanto, podemos dizer que a lógica de programação é, na verdade, uma forma de pensar criticamente e racionalmente em sequências lógicas com a finalidade de atingir um dado objetivo específico.

Como você deve aprender lógica de programação: 2 dicas

Em verdade, o pensamento da lógica de programação pode e deve ser aprendido de forma prática e direta. Com efeito, esse pensamento, ou seja essa lógica, é construida pouco a pouco fomentando blocos de conhecimento em uma estrutura de pensamento. Todavia, há ideias iniciais que são pontos chaves para que sua lógica se desenvolva.

Em particular, a primeira ideia a se ter em mente segue a linha de pensar sobre como resolver problemas. De fato, construir algoritmos e desenvolver códigos é sobretudo uma tarefa em que você deve resolver algum dado problema. Portanto, a primeira dica é entender que você deve resolver um problema com seu algoritmo.

Todavia, apenas entender que construir um algoritmo é um problema não te ajudará muito a pensar em como resolver. Entretanto, essa mudança de chave na forma com que você visualiza sua tarefa será primordial para você. Com efeito, ao passo que você entende que a construção do seu algoritmo é apenas um problema você pode então atacar esse problema subdividindo-o em subproblemas menos complexos.

De fato, ao passo que você toma um problema complexo e o transforma em vários problemas simples torna-se mais fácil e prático construir uma solução desejada. Assim, esse passo a passo é de essencial importância e significância para a fundamentação de uma boa base de lógica de programação. Pois assim, a tarefa de um problema grande se tornará várias etapas factíveis de serem resolvidas com a demanda de tempo e esforço necessárias para tais.

Mais duas dicas para desenvolver a lógica de programação!

Agora, vamos a outras duas dicas que achamos importantes para que você desenvolva sua lógica de programação.

Então, a primeira dica que citaremos é: codar não é apenas escrever um código, na verdade, isso é apenas uma pequena parte do processo. Decerto, as linhas de código em um editor de texto podem ser muito lindas e elegantes se vistas por quaisquer pessoas, todavia, elas são apenas etapas de solução que escrevemos para a efetuação do algoritmo desejado. Portanto, a dica aqui vai para que você não se apegue tanto a ficar olhando seu editor de texto esperando que linhas de código apareçam magicamente.

Em verdade, faça esboços do seu problema e do seu código o que pode ser feito inclusive no papel, uma vez que com isso você conseguirá expor a sua ideia em papel de modo que isso se torne um esboço do seu modelo. Posteriormente, desenvolvamos o código propriamente dito frente a etapa de esboço e organização que citamos anteriormente.

Agora, a nossa segunda dica caminha na ideia de te darmos uma sugestão que pode te ajudar na jornada do aprendizado em programação. De fato, a lógica de programação quando desenvolvida permitirá que você consiga empregar e desenvolver códigos e algoritmos em quaisquer linguagens de programação. Entretanto, por vezes, no início dessa jornada ter o contato com uma linguagem que seja mais acessível e próxima da sua linguagem de fala. Logo, nesse sentido te elencamos duas sugestões.

Sobre Python!

A primeira delas é a linguagem Python que vem sendo muito explorada para o tratamento de dados, gráficos, programação front-end, back-end, jogos, computação científica e muitos mais. Em verdade, Python é uma linguagem de alto nível em que sua sintaxe é relativamente próxima a do ser humano e logo seus códigos tornam-se essencialmente enxutos, assim, permitindo que iniciantes desenvolvam códigos e algoritmos rapidamente, visto que sua curva de aprendizado é essencialmente rápida.

Ademais, outra sugestão é o uso do Portugol. Com efeito, essa linguagem é antiga e não muito usada atualmente, todavia, para recurso didático e de aprendizado ela é suficientemente próxima do português e logo seus códigos seguem a ideia de instruções propriamente ditas na língua portuguesa.

Referências

  • SIPSER, Michael. Introdução à Teoria da Computação. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
    BHARGAVA, Aditya Y. Desvendando Algoritmos. São Paulo: Novatec, 2017.
    GEEKSFORGEEKS. Disponível em: https://www.geeksforgeeks.org/. Acesso em: 30 out. 2023.
    STACK OVERFLOW. Disponível em: https://stackoverflow.com/. Acesso em: 30 out. 2023.
    KOLLING, Michael S. An Introduction to Programming Logic. In: ACM SIGCSE Bulletin, v. 29, n. 3, p. 28-31, set. 1997.
    BAILEY, Gerald D. et al. Teaching Programming Logic for Novices. In: Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 26, n. 3, p. 54-61, jan. 2011.
  • GEEKSFORGEEKS. Disponível em: https://www.geeksforgeeks.org/python-programming-language/. Acesso em: 13 out. 2023.
    SCHAFFER, Corey. Corey Schafer’s Python Tutorials. Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PL-osiE80TeTt2d9bfVyTiXJA-UTHn6WwU. Acesso em: 13 out. 2023.
  • PYTHON. Python Documentation. Disponível em: https://docs.python.org. Acesso em: 27 out. 2023.
  • MATTHES, Eric. Python Crash Course. 2ª ed. San Francisco: No Starch Press, 2019.
  • VANDERPLAS, Jake. Python Data Science Handbook. Sebastopol: O’Reilly Media, 2016.
  • Matplotlib:
  • MATPLOTLIB. Matplotlib Documentation. Disponível em: https://matplotlib.org. Acesso em: 27 out. 2023.
  • VANDERPLAS, Jake. Python Data Science Handbook. Sebastopol: O’Reilly Media, 2016.
  • NumPy:
  • NUMPY. NumPy Documentation. Disponível em: https://numpy.org/doc. Acesso em: 27 out. 2023.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!