Metalurgia do Pó: Características do Processo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Metalurgia do Pó

Metalurgia do pó, ou sinterização, é um processo de fabricação que se baseia na compactação de pós metálicos. As três etapas básicas deste processo são a obtenção do pó, a compactação e a sinterização.

Há diversas formas de se obter o pó metálico, formas estas que podem ser de natureza mecânica, natureza química ou natureza física. A moagem, a redução química, a atomização e a eletrólise são alguns dos processos que permitem a obtenção de pó metálico, cada um com suas características e nicho de aplicação.

A compactação do pó ocorre em matrizes acionadas por prensas, que realizam uma deformação plástica e deixam a peça pré-pronta. O produto resultante desta etapa recebe o nome de compactado verde, tão delicado que pode ser esfarelado no manuseio. No interior do compactado verde há a chamada zona neutra, uma região em que a compactação é muito baixa, de forma que esta região pode limitar a geometria do produto.

A etapa de sinterização consiste em se aquecer o compactado verde a uma temperatura entre dois terços ou três quartos do ponto de fusão do material. Nesta etapa ocorre difusão de partículas no interior da peça, havendo redução da porosidade e aumento da densidade. Para esta finalidade se usam fornos a gás ou elétricos, porém os elétricos possuem mais benefícios. Nesta etapa há uma redução de volume da peça, além de um recozimento dos grãos endurecidos por tratamento a frio na etapa anterior.

Vantagens e limitações

Através da metalurgia do pó é possível se obter peças de geometria complexa a um custo relativamente baixo. É possível também realizar a combinação de dois ou mais materiais e controlar a porosidade do produto, algo vital para os filtros metálicos. Alguns materiais só podem ser produzidos por esta técnica, tais como o metal duro para ferramentas de corte.

Este processo de conformação, porém, só é viável para a produção de grandes lotes, já que as matrizes e outros equipamentos possuem alto custo. As propriedades mecânicas de um produto deste processo são inferiores às de um produto de outro processo, além de haver dificuldades ao se realizar tratamentos termoquímicos ou revestimentos metálicos.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!