Metodologia científica: Entenda o método da ciência

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A metodologia científica consiste na base dos recursos metodológicos que sustentam a ciência. Em verdade, nós vemos que é o emprego do método científico que permite que as pesquisas e trabalhos científicos sejam realmente eficazes. Logo, ao passo que compreendermos o método científico nos vamos seremos capazes de entender sistematicamente as etapas de como a ciência é produzida.

Nesse sentido, nós da MeuGuru buscamos produzir esse artigo para te ajudar a entender o que é o método científico. Em suma, nós vamos perpassar os principais pilares que circundam esse assunto e, assim, rapidinho você vai estar manjando muito bem sobre esse texto.

Entendendo o que é a metodologia científica

A metodologia científica ou, simplemente, método científico é um conjunto de procedimentos que são utilizados pelos cientistas para realizar suas pesquisas e investigações. Esses procedimentos têm como objetivo garantir que os resultados obtidos sejam confiáveis e possam ser replicados por outros pesquisadores. Para tanto, o método científico baseia-se em diferents etapas as quais são.

  • Observação.
  • Formulação de hipóteses.
  • Coleta de dados.
  • Análise de dados.
  • Conclusões.

Agora, vamos comentar um pouco sobre cada uma das etapas acima

Etapas da metodologia científica

. Com efeito, a primeira delas consiste em observar o fenômeno ou o problema que se pretende estudar. De fato, é apartir dessa etapa que nós poderemos formular uma hipótese. Em verdade, nesse ponto já entramos na segunda etapa que é a formulação da hipótese a qual, consiste em uma possível explicação preliminar para o fenômeno observado.

Tendo feito as etapas anteriores, podemos avançar para as próximas. Seguindo a esquematização, vamos a parte da coleta de dados, a qual é parte fundamental da pesquisa e da metodologia científica. Uma vez que, é nessa etapa que adquirimos os dados seja por experimentação, a observação direta, a entrevista, entre outros. É importante que a coleta de dados seja realizada de forma sistemática e precisa, para garantir que os resultados obtidos sejam confiáveis.

Agora, de posse dos dados que embasarão a pesquisa cientíica chegamos a hora de analisar tais dados. Em verdade, nessa etapa buscaremos, por algum procedimento sitêmico tratar, manipular, relacionar e interpretar os dados obtidos frente a hipótese formulada. Em geral, essas análises são estatísticas, assim, requerendo do pesquisador sólido conhecimento dessa área.

Por fim, chega-se a últipa etapa: elaboração da conclusão. De fato, aqui é onde o pesquisador, após ter analisado os dados, confronta suas ideias com a hipótese e chega a possíveis conclusões que expliquem o seu fenômeno estudado.

Por que devemos usar o método científico ?

O método científico é importante porque ele permite que os cientistas realizem pesquisas de forma sistemática e objetiva. Dessa forma, garantindo que os resultados obtidos sejam confiáveis e possam ser replicados por outros pesquisadores. O qual é fundamental para o avanço da ciência, pois permite que novas descobertas sejam feitas com base em resultados já obtidos.

Algumas das razões pelas quais o método científico é importante são:

  1. Obtenção de resultados confiáveis.A confiabilidade dos resulttados é algo muito importante para a ciência. Assim, o metódo científico estabelece procedimentos bem definidos e rigorosos, garantindo que os resultados obtidos sejam confiáveis e reproduzíveis novamente.
  2. O controle de variáveis. Em verdade, a metodologia científica permite que os pesquisadores controlem as variáveis envolvidas em suas pesquisas. Dessa forma eliminando possíveis erros e correlações aparentes.
  3. Progresso científico. De fato, a aplicação da metodologia científica permite que os resultados obtidos em pesquisas sejam utilizados como base para novas descobertas e investigações. Assim, permitindo que o conhecimento científico possa ser acumulado ao longo do tempo.

A ciência é absoluta ?

Ao fim desse texto, você deve ver que para produzir-se ciência há muitos passos que devem ser percorridos. Entretanto, por mais que essas etapas nos garantam solidez na forma de pesquisar eles estão longe de por a ciência num patamar de verdade absoluta. Decerto, as pesquisas e o método científico guiam a ciência para a melhor explicação plausível no momento. Todavia, essa explicação não é, necessariamente, verdade para todo sempre sendo essa possível de ser falseada, posta em cheque e avaliada novamente.

Esse procedimento que citamos acima é na verdade, a base do que é ciência. Uma vez que, buscamos sempre testar a validade de hipóteses formuladas confrontandos. Assim, para isso, é necessário que possamos falsear essas ideias e questioná-las novamente. Com isso, a ciência torna-se viva e dinâmica podendo sempre evoluir e tornar-se mais eficiente e cada vez mais chegando a resultados melhores para toda a comunidade.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!