Metodologias ágeis

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Fala Gurunauta, tudo bem? Hoje decidi colocar um pouco mais de agilidade no meu post e falarei sobre as metodologias ágeis. Você sabe o que elas são?

Metodologias ágeis
Hoje, você conhecerá um pouco sobre as metodologias ágeis e falaremos de algumas delas como:
  • Scrum
  • Kanban

O que são metodologias ágeis?

Em 2001, com o objetivo de melhorar os processos utilizados no desenvolvimento de software, as metodologias ágeis foram c e são utilizados nos dias atuais a fim de melhorar a qualidade do trabalho e otimizar processos.

Tais ações voltam-se a otimização e a agilização dos processos dentro do ambiente computacional e nas empresas.

As mais usadas são o Scrum, Scrumban e a Kanban.

O que são metodologias ágeis?

Scrum

O Scrum é caracterizado por reuniões e cerimônias voltadas a compreensão e idealização dos ciclos junto a divisão do trabalho para a concretização dos projetos.

Ao final do processo, resolve-se a história que nada mais é do que a visão do Owner organizada em relação aos demais participantes em um único consenso.

Abaixo, um esquema de como funciona a metodologia:

Portanto, essa metodologia, caracteriza-se pela realização de cerimônias específicas, denominadas Daily Standup, Reunião de Revisão de Sprint, demonsrtação de produtos e a reunião retrospectiva.

Todavia, a coleboração e a revisão de oportunidades são vistas nas reuniões, cujo objetivo é a revisão das ideias junto a sua prática.

Kanban

O Kanban foi criado por David Anderson em 2000 em resposta aos desafios relacionados as demais metodologias, em específico o Scrum que pela visão de Anderson era vítima dos desafios ocasionados pela utilização deste.

Kanban

O ciclo desta metodologia se dá de aordo com as semanas e pode durar de 2 à 3 semanas para a concretização das novas funçõe no contexto do problema.

Portanto, essa metodologia depende da realização do trabalho em equipe junto com a realização dos compromissos voltados ao aumento do nível das melhorias.

Define-se Kanban como o gerenciamento do trabalho através da evolução de um processo.

Há classificações distintas para essa metodologia que são:

  • Kanban: voltado a linha produtiva;
  • Sistema Kanban: que é a representação visual do fluxo de trabalho voltado a organização dos cartões;
  • Método Kanban: volta-se a gestão incremental, portanto, possui vários princípios para a melhoria dos processos.

O Kanban possui três elementos essenciais que são o cartão, as colunas e o quadro. Por isso é considerado como uma das metodolgias mais completas já conhecidas.

Portanto, ao mover os cartões, os status são alterados e o trabalho é concluído.

Todavia, essa metodologia poderá dividir-se em kanban de produção, movimentação e e-kanban, onde cada uma terá a sua característica marcante e levará o negócio a outro nível.

Por hoje é só, espero que você tenha aprendido um pouquinho sobre as metodologias Ágeis e como aplica-las no seu negócio para assim fazê-lo crescer e ganhar mais monney. Portanto, até amanhã.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!