Moldes Destrutíveis para Processos de Fundição

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

fundição em moldes destrutíveis

A fundição em moldes destrutíveis é um processo antigo, mas muito utilizado na fabricação de muitos produtos.

Esses processos geralmente de baixo custo e que podem produzir peças fundidas de diversos tamanhos e de diversos materiais em comparação aos moldes permanentes. Há diversos moldes destrutíveis, cada um com características de obtenção e do produto obtido.

Moldes Destrutíveis: Molde de Areia Verde

Areia úmida, argila, água e carvão são os componentes deste molde. Assim, a sua obtenção se dá pela compactação da matéria-prima em caixas. A areis suporta a temperatura do metal fundido, enquanto a água e a argila conferem plasticidade ao molde.

Estes moldes possuem o mais baixo custo, sendo atrativo para reduzir custos em operações industriais ou em aplicações caseiras.

A tolerância dimensional das peças e as suas propriedades mecânicas são inferiores em comparação a outros moldes, mas podem ser suficientes para algumas necessidades. Para a fundição de peças muito grandes pode haver problemas referentes à erosão do molde.

Molde de Areia Seca

Há moldes cuja matéria-prima é a areia seca, sem a presença de argila ou água. Óleos orgânicos atuam como ligante no molde, que passa por etapas de compactação e secagem em estufa, lâmpadas ou maçarico.

Os moldes de areia seca são mais resistentes à erosão do que os moldes de areia verde e também mais permeável, assim produz peças mais resistentes e de melhor acabamento. A etapa de secagem encarece o uso deste tipo de molde caso se use estufa, podendo haver certos cuidados adicionais ao se usar lâmpadas ou maçarico.

Molde de Cimento

Com efeito, um molde destrutível composto de areia e cimento geralmente usado na fundição de peças de grande porte. Suas principais características são a elevada resistência e estabilidade dimensional. Dentre as limitações deste tipo de molde estão sua baixa permeabilidade, baixa colapsabilidade e elevado tempo de secagem.

Moldes Destrutíveis: Molde de Silicato de Sódio

Um outro tipo de molde destrutível usualmente aplicado na fabricação de machos é o molde de silicato de sódio. A areia que o constitui é de sílica hidratada com sódio. Porém ao sofrer exposição ao dióxido de carbono, ocorre a formação de sílica gel e silicato de sódio. A sílica gel é responsável por conferir plasticidade ao molde, enquanto o silicato de sódio melhora sua resistência. Este processo é mais caro do que os processos anteriores, sendo adequado para aplicações específicas.

Shell Molding

a fundição shell molding, ou fundição em casca, ocorre em moldes compostos por areia e resina, os quais sofrem aquecimento em modelos metálicos ocasionando a cura de uma casca. É possível transportar e armazenar esta casca milimétrica, além de que produz peças de ótimo acabamento. A sua produção é mais cara, pois os produtos demandam um custo maior.

Molde para Fundição por Cera Perdida

No processo de fundição por cera perdida, o molde é formado por camadas alternadas de lama refratária de granulação fina com sílica gel e refratário grosseiro.

Por conter a sílica gel é um molde com boa plasticidade, além de ser curado a quente confere um ótimo acabamento, assim como os moldes shell molding.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!