Neuroanatomia: Curiosidades

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A neuroanatomia é definida como a ciência, que visa o estudo morfológico e não fisiológico do sistema nervoso. Esta grande subdivisão é originada da anatomia humana, mas apesar da sua complexidade, os grandes autores decidiram separa-la. A neuroanatomia devido ao seu grande nível de informação pode ser descrita como neurociência, que engloba além da anatomia, a fisiologia e a patologia.

Ramificação da neuroanatomia

Partindo da ramificação da neurociência, a fisiologia ou neurofisiologia estuda o funcionamento neuronal, e não as suas estruturas propriamente ditas. Tais estudos científicos podem ser descritos como o funcionamento da cognição, equilíbrio, sinapse e sua neurotransmissão. Não obstante, uma ciência importante, mas não é o foco neuro anatômico, já que anatomia e fisiologia andam juntas, mas de aprendizado diferente.

Distúrbios na neuroanatomia

Outro ponto importante de estudo é a neuropatologia, que engloba as disfunções fisiológicas. Quando ocorre distúrbios, as doenças são instaladas no sistema nervoso, as quais podem ser neurodegenerativas, ou neuro inflamatórias. Desse modo, posso citar algumas doenças posso mencionar a doença de Parkinson, mal de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, dentre outras.

Curiosidades acerca da neuroanatomia

Através do estudo acerca do sistema nervoso, é perceptível a presença de algumas curiosidades ao decorrer do entendimento. Desse modo, o acadêmico tem que se manter curioso e procurar as devidas respostas. Sendo assim, vou elencar as principais curiosidades sobre a temática do neuroanatômica.

Composição cerebral

O cerébro apresenta em sua constituição cerca de 75% de água. No entanto, por possuir uma consistência aquosa não dificulta suas complexas funções.

Peso cerebral

O nosso cérebro, quando atinge o estágio de desenvolvimento máximo, chega ao peso de 1,5 kg porém ao atingir o peso máximo, não aumenta mais. Contudo, o cerébro pode diminuir de tamanho devido à algumas patologias.

Hemisférios na neuroanatomia

O cérebro apresenta dois lados, denominados de hemisférios. Cada hemisfério é responsável pelo controle do lado oposto de sua localização. Sendo assim, o hemisfério esquerdo controla o lado direito e o hemisfério direito controla o lado esquerdo.

Cor

Na neuroanatomia, aprendemos que o cérebro e a medula espinhal podem ser divididos em massa cinzenta e massa branca. No entanto, quando não conservados em formol ou glicerina, a cor normal é rosa.

Proteção elétrica

No estudo da neuroanatomia, ocorre a presença de atividade elétrica. Esse impulso elétrico é responsável pela transmissão de informações. Sendo assim, sinapse é a nomenclatura do envio e recebimento de dados neuronais. Para tanto, é importante a proteção do sistema condutor perante a atividade elétrica. Desse modo, bainha de mielina é o nome dado a estrutura que isola o sistema nervoso da condução elétrica.

Ausência de dor

O cérebro apresenta uma característica peculiar e única. O mesmo não tem os receptores para dor, conhecidos como nociceptores. Desse modo, é possível realizar neurocirurgias com o paciente totalmente acordado.

Perda de massa

Conforme alguns autores, o cérebro pode diminuir de tamanho. Sendo assim, as causas mais prováveis para esse evento de diminuição cerebral, são as patologias e degeneração por apoptose. Desse modo, de modo natural, após os 30 anos de idade até os 40 anos, perdemos em média 5% de massa cerebral a cada ano. É um dado realmente assustador e preocupante.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!