Novidades no tratamento da Doença de Parkinson

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Hey Gurunauta, tudo bem? Hoje vou lhe apresentar as novidades no tratamento da Doença de Parkinson.

Bora aprender um pouco mais?

Novidades no tratamento da Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é definida como uma doença neurodegenerativa e progressiva do sistema nervoso central. Em outras palavras, ela incapacita os movimentos de forma a não realiza-los devido ao tremor.

Neste artigo, apresentarei três novidades sobre o tratamento da Doença de Parkinson.

Novidades no tratamento da Doença de Parkinson com medicações

As medicações são utilizadas desde que a doença foi descoberta, contudo atualmente, há outras substâncias que podem auxiliar no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com Parkinson.

As medicaçoes a base de levodopa são eficazes para o tratamento da doença, porém quando não fazem mais efeito, outras alternativas são eficazes.

Há medicações que estão em teste para o tratamento da doença, uma delas é o canabidiol, porém são necessários mais estudos para comprovar a eficácia desta substância no tratamento da doença.

A medicação mais atual, está em testes, o que acarreta na espera sobre maiores e melhores opçoes de tratamento.

Porém, convêm lembrar que a levodopa entre outros tipos de medicação são eficazes, desde que sejam administrados de forma correta ao paciente.

Fisioterapia

A fisioterapia é muito bem vinda no tratamento da doença de Parkinson, pois é uma das esrtratégias preventivas mais eficazes em conjunto com o tratamento medicamentoso.

O Fisioterapeuta não atua só, portanto para que o tratamento seja 100% eficaz, este, deverá ter contato com uma equipe muldidisciplinar.

O tratamento fisioterapêutico consiste nas seguintes técnicas:

  • Estimualação do equilíbrio;
  • Estimulação da marcha;
  • Melhora da propriocepção articular do paciente;
  • Prevenção de quedas;
  • Adaptação para novas atividades;
  • Melhora da auto estima através da concretização de atividades corriqueiras
  • Intergração sensorial
  • Prevenção de deformidades

Portanto, a partir do conhecimento sobre o papel do Fisioterapeuta, você terá como compreender melhor este tipo de tratamento.

Todavia, a melhora da qualidade de vida dos pacientes se dá através do tratamento medicamentoso correto e da força de vontade associada ao estímulo dos cuidadores.

Técnicas cirúrgicas

As técnicas cirurgicas atuais, consistem na colocação de dois pequenos eletrodos no hemisfério cerebral afetado, que trabalharão através da estimulação através de impulsos elétricos da zona afetada.

Assim sendo, a transmissão dos pulsos elétricos será por meio de um aparelho similar a um marcapasso cardíaco que enviará através da estimulação elétrica os impulsos para a região que será estimulada.

Este método é eficaz, pois tenho uma paciente que realizou tal procedimento cirúrgico e está muito bem!

Esssa paciente, faz acompanhamento com uma equipe multidisciplinar e têm 60 anos, jovem não é?

Mas, vou contar uma coisa a você, o apoio da família no caso dela foi muito importante e é o que eu sempre friso nos meus artigos: Família é tudo na recuperação!

Bom, para quem não sabe, sou Fisioterapeuta há mais de 15 anos e me dedico à duas paixões: A clínica e a redação de artigos e trabalhos científicos, além do Marketing, é claro!

Mas, falando abertamente sobre a doença, tive um caso na Família e o tratamento era precário na época, porém, o papel da equipe multidisciplinar foi Top! Meu avô teve a doença de Parkinson!

Aí, você me pergunta: Mas porque você pesquisa essa doença?

Pesquiso-a pelo simples fato de ajudar aos que não tem informações sobre a doença , dando assim, dicas de melhorias na qualidade de vida.

Portanto, se você chegou até aqui, parabéns!

Agora, quem tal conhecer mais um pouco sobre a doença neste site bônus que deixarei neste artigo:

Associação Brasil Parkinson

Indico de olhos fechados, caso você queira saber mais sobre a doença ou tenha um familiar disgnosticado. Vale a pena conferir, viu?

Se gostou, passe essa idéia para frente, afinal, é um lugar top que poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas!

Abraço da Guru e até amanhã!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!