O núcleo da Terra é superiônico? Entenda

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

O núcleo da Terra é superiônico

Nem sólido nem líquido, o núcleo da Terra é superiônico. Isso é o que sugere uma nova pesquisa. Continue a leitura para saber mais.

Acima de tudo, saber com clareza sobre o núcleo da terra é uma tarefa bastante complicada. Trata-se de um local inacessível, sujeito a pressões e temperaturas extremas, tão quentes quanto a superfície do sol.

A partir da década de 1950, os avanços da compreensão das ondas sísmicas permitiram aos pesquisadores formular hipóteses mais precisas sobre a natureza do planeta.

Até 2021, os cientistas acreditavam que as regiões mais profundas da Terra são constituídas por uma liga de ferro sólida esférica com um núcleo externo sólido fundido ao seu redor.

Posteriormente, com base em análises de ondas de cisalhamento, foi revelado que o núcleo não é formado por ferro sólido. Na verdade, seria uma liga de ferro, formada por átomos de ferro e elementos mais leves como o oxigênio ou carbono.

Estado superiônico

No entanto, pesquisadores chineses publicaram um estudo na revista Nature com uma nova visão da estrutura central do planeta.

De acordo com modelo gerado por simulação computacional, o núcleo interno aquecido e altamente pressionado da Terra pode estar em um “estado superiônico“.

Em suma, trata-se de um fluxo contínuo de moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono através de uma rede semelhante a uma grade de ferro.

Para chegar nesta conclusão, os cientistas descobriram que, quando os elementos hidrogênio, oxigênio e carbono no ferro hexagonal compactado está sob as condições do núcleo interno, se transformam em um estado superiônico.

Isso sugere que o núcleo interno pode estar em um estado superiônico em vez de um estado normal estável, onde os átomos são transformados em ligas superiônicas. A liga compreende uma rede de átomos de ferro, das quais os átomos de outros elementos podem se mover livremente devido a fortes correntes de convecção.

Como é difícil acessar o núcleo com uma sonda, os pesquisadores deste estudo usaram modelagem. Eles coletaram dados sísmicos e os alimentaram em um sofisticado programa de computador para simular os efeitos de pressões e temperaturas extremamente altas. Incluem-se vários elementos centrais em potencial, como carbono, oxigênio, hidrogênio e ferro.

Gostou do artigo “O núcleo da Terra é superiônico”? Clique aqui e leia outros textos tão interessantes como este.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!