O que é iniciação científica ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Fala gurunauta, hoje vamos falar sobre o que é iniciação científica (IC) e como isso pode influenciar sua graduação. Então, vem comigo que hoje você vai aprender tudo sobre a famosa IC.

IC – O que é a iniciação científica

Para entendermos o que a iniciação científica é importante termos em mentes que sistema universitário brasileiro é constituído por uma tríplice chamada ensino, pesquisa e extensão. Tendo isso em vista, a IC é um programa que age diretamente no pilar da pesquisa universitária.

Em verdade, a IC é um programa que busca iniciar os estudantes, majoritariamente, da graduação na pesquisa acadêmica. Assim, esse programa se estabelece da seguinte forma: um estudante de graduação junto a um docente universitário (não necessariamente da sua universidade) elaboram um projeto científico, usualmente, na área do docente.

Ademais, a pesquisa advinda da iniciação científica pode ainda ser ou não remunerada. Em verdade, há até mesmo agências de pesquisa científica dedicadas a fomentar a pesquisa científica como as agências federais CAPES e CNPQ, além de agências estudais de fomento.

Imagem ilustrativa sobre os novos conhecimentos possíveis para o texto sobre o que é iniciação científica.

Quem deve fazer uma IC ?

Bom, em verdade toda pessoa pode fazer uma IC, entretanto, é importante ter em mente seus objetivos e finalidades. De fato, uma IC destina-se ao aperfeiçoamento dos estudantes, majoritariamente aos graduandos, com o direcionamento acadêmico. Assim, é importante você saber que as ICs não terão objetivos de te ajudar com o mercado de trabalho e afins, mas sim, fornecendo a você bases para a continuação no meio universitário.

Como a iniciação científica pode ajudar seu currículo

Tendo em vista esse texto, é claro que devemos falar sobre a significância da IC para o seu currículo. De fato, ter o contato com a pesquisa acadêmica pode ser algo muito benéfico para sua formação bem como tornar-se um atrativo para seu currículo. Entretanto, é importante fazermos algumas ponderações uma vez que, sabemos que a finalidade, usual, de uma IC é acadêmica.

Meio acadêmico

A primeira ponderação é sobre a valorização do currículo para fins acadêmicos. Essa situação é a mais natural possível, aqui, a IC pode tornar-se um diferencial e ainda ser um atestado de conhecimentos iniciais caso você deseje avançar no meio universitário. Por exemplo, caso seu objetivo seja continuar os estudos após a graduação para cursos de mestrado e afins tenha em mente que ter feito uma IC numa área similar ou, na mesma área, da sua pós-graduação será um forte diferencial nos processos seletivos.

Meio profissional

Por outro lado, a IC ainda pode ser um diferencial fora do meio acadêmico. Todavia, aqui é importante você ter em mente que em geral não será toda a IC que terá essa relevância, mas sim, o que background que ela te permitiu ter. Em verdade, muitas vezes para realizar a IC você terá que aprender métodos e ter contato com práticas que são extremamente úteis no mercado de trabalho.

A citar, podemos pensar em trabalhos da área de exatas que, por vezes, requerem conhecimentos computacionais. Em verdade, em ICs dessas áreas você pode ganhar um background na área computacional e, assim, valorizando seu currículo para áreas da tecnologia da informação. Ou ainda, trabalhos na área de química e biologia que garantem aos discentes práticas experimentais em laboratórios o que garante a esses estudantes habilidades valiosas para o mercado laboratorial.

Se você gostou desse texto, saiba que nós da MeuGuru temos outras artigos que podem super te interessar. Em particular, que tal dar uma olhadinha nesses aqui que separamos para você

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!