O que é psicanálise?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Fala Gurunauta, tudo bem? Você já ouviu falar de Sigmund Freud ou Carl Jung, os pais da psicanálise? E sobre essa profissão, você sabe o que é psicanálise?

No post de hoje responderei à essa pergunta são polêmica e que confunde muitas pessoas.

Bora aprender mais um pouquinho?

O que é psicanálise?

Psicanalise é um tipo de psicoterapia desenvolvida por Sigmund Freud e seus seguidores no final da década de 1950.

O objetivo da psicanálise é trazer o material inconsciente para a percepção consciente, revelando motivações e aumentando a compreensão do comportamento.

Ele se concentra em explorar a relação de transferência entre terapeuta e paciente, usando técnicas como análise de sonhos e associação livre para revelar sentimentos ou crenças reprimidas.

Assim, te indico que compreenda primeiramente sobre Sigmund Freud, conhecido como o Pai da Psicanálise.

O que é psicanálise, por Sigmund Freud?

Sigmund Freud nasceu em Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 e falesceu em Londres em 23 de setembro de 1939, sendo um ícone da psicanalise e da neurologia mundial.

Suas obras popularizaram-se devido ao caráter de compreensão sobre a terapia, bem como as questões relacionadas ao pensamento e a linguagem que eram avançadas para a época em que viveu.

Todavia, Freud teve um papel representativo quanto as teorias, onde destacam-se a da representação, a do processo de pensamento e a divisão do inconsciente.

O que eu disse até agora, foi um grão de areia na imensidão de uma praia a respeito de Freud, porém o que você acha de clicar aqui para conhecer mais sobre freud?

Carl Jung

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta famoso pela fundação da psicologia analítica.

Jung é um dos ícones da psicanalise, pois desenvolveu os conceitos de personalidade> extrovertida, introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo que sçao presente até os dias atuais.

Todavia, Jung era diferente de Freud, mas as suas visões eram complementares, assim, considera-se que há dois tipos de abordagem a Freudiana e a Junguiana.

Bem, como o assunto é enorme e quero que você esteja atento ao último título, sugiro que abra este link: Clique aqui para saber mais sobre Jung.

Te garanto que vai gostar!

Psicanálise e os dias atuais

Atualmente, temos vários profissionais da área mental, porém, sei que você deve se confundir com o nome desses profissionais, não é mesmo?

A fim de refrescar a memória aí vão as três definições que serão bem utilizadas por você, portanto, quero que você guarde bem essa dica!

  • Psicólogo: baseia-se nos dados sólidos e concretos para fundamentar os seus estudos, portanto, além de estudar, o psicólogo pode atuar em várias áreas, como por exemplo: psicologia forense, infantil, etc.
  • Psiquiatra: É o profissional médico que cuida dos transtornos mentais e do comportamento humano.
  • Psicanalista: estuda através de uma abordagem inconsciente os sentimentos e emoções das pessoas e como esses afetam o dia a dia.

Assim sendo, todas as áreas são importantes, contudo, ao realizar uma consulta você terá de escolher qual o tipo de profissional que mais se encaixa com os seus sintomas, pois, todos são bons!

Espero que você tenha gostado do post de hoje!

Contudo, sinto que você está com sede de conhecimento, não é?

O que acha de clicar aqui e saber mais sobre a depressão?

Te convido a conhecer mais sobre o mal do século, afinal, conhecimento é sempre bom!

Enfim, acho que revelei muitos segredos hoje, portanto, see you tomorrow, my dear Gurunauta! (olha o spoiller do post de amanhã, hein?)

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!