O que são doenças ocupacionais?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Fala gurunauta, tudo bem? Hoje falarei sobre um tema muito importante, cuja pergunta é: O que são doenças ocupacionais?

Bora lá entender como essas doenças se desenvolvem e impactam a vida de muitos trabalhadores no país?

O que são doenças ocupacionais?

Entende-se que o maior problema na pandemia foram as doenças ocupacionais que ocupram o primeiro lugar no ranking das doenças mais citadas nos prontuários na pandemia.

Dentre as doenças mais divulgadas estão: as mentais, como burnout, depressão, ansiedade e síndrome do pânico e as físicas: tendinites, bursites e dores articulares.

O que são as doenças ocupacionais de origem mental?

Com as cobranças e a pressão do dia a dia, temos uma quantidade de problemas gigantesca para resolver e com isso, ocorre a sobrecarga mental.

Todavia, essa sobrecarga leva a pessoa à alguns sintomas bem conhecidos por quem teve ou tem o burnout:

  • mudanças repentinas de humor,
  • crises de riso ou choro sem motivo algum,
  • perda de memória,
  • agressividde
  • entre outros que se manifestam mediante a uma crise nervosa.

Os sintomas acima, são preditivos de cansaço mental, que é uma das causas mais vistas no que se tange as doenças ocupacionais na atualidade.

De acordo com especialistas da USP:

“O Brasil é o país em que as doenças ocupacionais voltadas à área mental ocupam os seguintes lugares: 63% ansiedade, 59% depressão e seguido do Brasil, a Irlanda ocupa a segunda colocação com 61% de pessoas com ansiedade e 57% com depressão.”

Portanto observar os sintomas no ambiente de trabalho é uma ação preventiva para o funcionário e para a empresa, pois é a partir daí que o cuidado com as doenças ocupacionais de origem mental se iniciam.

Doenças ocupacionais de origem óssea

Assim como a parte mental, você tem de cuidar dos ossos e músculos do seu corpo, pois são responsáveis pela sua movimentação.

As doenças de origem ósteomuscular de origem ocupacional são: as tendinites, bursites, inflamações na coluna vertebral e lesões por esforço repetitivo.

Tendinites, Bursites e inflamações são decorrentes do peso que é carregado sem a utilização dos EPI’s e da não adoção de práticas relacionadas ao cuidado com o funcionário, como por exemplo:

  • Introdução de exercícios laborais nas empresas;
  • Tempos de “pausa” ou descanso durante o expediente
  • Folgas remuneradas e intervenções relacionadas a CIPA.

Com a adoção dessas atitudes, a tendência é que menos lesões sejam o motivo do afastamento dos funcionários nas empresas, pois, o cuidado para com o funcionário é dado sempre em primeiro lugar.

Os sintomas das doenças voltadas aos ossos e músculos são:

  • Dor local, por conta do processo inflamatório;
  • Edema, que é decorrente da inflamação;
  • Dificuldade de movimentação;
  • Perda de força muscular
  • Perda de coordenação motora em alguns casos.

Portanto, a consulta médica é muito importante para o tratamento dos sintomas, prescrição de medicações e afastamento se necessário.

Os exames utilziados para avaliação médica são:

  • Hemograma, pois deve-se considerar os marcadores de doenças autoimunes, por exemplo;
  • Exames de imagem: RX, Tomografia, ressonância e ultrassonografia;
  • Realização dos testes de mobilização pelo médico
  • Análise biomecânica da rotina de trabalho do paciente.
  • O tempo de repouso deve ser respeitado e em alguns casos, além da medicação, é prescrita a Fisioterapia que trabalhará baseada na reabilitação dos movimentos do referido paciente.

Portanto, se você apresentar algum sintoma de LER (Lesão por Esforço Repetitivo), recomendo que procure rapidamente um médico, pois somente ele saberá como lidar com as suas dores.

Papel do Fisioterapeuta

O papel do Fisioterapeuta será avaliar a lesão e proporcionar ao paciente a volta as atividades de vida diárias e ocupacionais de forma digna, sem dor ou desconforto.

A conduta do profissional dependerá do quadro do paciente, assim como a aplicação dos recursos voltados à analgesia da região afetada, alongamentos e exercícios que favoreçam a coordenação motora.

Portanto, após a alta fisioterapêutica, o paciente estará pronto para voltar ao médico e às atividades normais.

Outros tipos de doenças

Ainda sobre este tema, destacam-se as doenças pulmonares, cânceres, transtornos auditivos, visuais e circulatórios que merecem atenção dos donos das empresas.

Assim, as doenças citadas anteriormente são evitadas com a utilização dos EPI’s de forma consciente nas empresas.

Todavia, os EPI’s proporcionam segurança e bem estar aos funcionários de tal forma a não prejudicá-los quanto ao seu trabalho e prevenir possíveis doenças ocupacionais.

Porém, caso você tenha ficado curioso sobre o tema, segue uma indicação de site top! Sobre as doenças ocupacionais, pois, neste site, mostram-se as doenças como são e o seu impacto no país.

Clique aqui para ver o site

Bem, espero que você tenha gostado do tema de hoje, pois, acontece muito no país e você pode prevenir isso, sabendo como as doenças funcionam.

Portanto não se esqueça de divulgar este post para todas as pessoas que você sabe que preciam saber a respeito do tema, tanto quanto você.

Te espero amanhã com um tema muito interessante, mas te convido a conhecer outros artigos que farão a diferença no seu conhecimento sobre diferentes áreas.

Ah, a propósito, você já leu sobre virologia? Você sabia que o estudos vírus tem muito a ver com as doenças ocupacionais? Vale a pena dar uma olhadinha.

Enfim, agora vou descansar um pouco, pois amanhã tem mais!

Abraço da Guru!

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!