Recursos online: Como eles podem otimizar os estudos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Atualmente, há vários recursos online recursos online que podem facilitar e otimizar seus estudos. De fato, a revolução da era da informação trouxe consigo grandes avanços e mudanças na comunicação que impactaram diretamente as formas de aprendizado. Nesse mesmo contexto, o cenário pós-pandemia ressalta e enfatiza como as tecnologias e recursos online tornaram-se primordiais para que os estudos, em todos os níveis, continuassem mesmo frente ao distanciamento social.

Tendo isso em vista, nós da equipe da MeuGuru trouxemos esse artigo para você gurunauta. Aqui, vamos falar sobre o acesso a informação no meio digital e, principalmente, sobre como podemos utilizá-la de forma segura e responsável. Além disso, você também vai ver dicas e recursos online específicos que podem refinar seus estudos e assim te deixando pronto para o próximo nível. Então gurunauta, vem comigo que hoje nós vamos aprender a como melhorar seu aprendizado.

Acesso a informação: O mundo conectado

Um dos grandes pontos da nova era da informação é sobre como todo o mundo está conectado. De fato, a criação e expansão da internet diminui as fronteiras entre povos e aproximou o conhecimento dos usuários. Entretanto, nem tudo são flores e mesmo que hoje tenhamos um grande acesso a informação nem tudo que vemos na internet é, de fato, verdade. Nesse contexto, o acesso a informação na era contemporânea constiui-se de uma relação dialética entre o alto poder informacional da internet e a veracidade das informações nela contida.

Como encontrar fontes confiáveis na internet

Uma das principais formas de garantir a confiabilidade das informações encontradas na internet é verificar a fonte. É importante buscar informações em fontes confiáveis, como sites governamentais, instituições de ensino e organizações especializadas em um determinado assunto. Além disso, é importante verificar a data em que a informação foi publicada e buscar por informações atualizadas e relevantes.

Outra forma de garantir a qualidade das informações é verificar se há evidências e fontes de referência que possam comprovar a veracidade dos dados apresentados. É importante também checar se a informação é consistente com outras fontes e se há informações conflitantes ou controversas sobre o assunto.

Além disso, é importante estar ciente de que as informações disponíveis na internet podem ser influenciadas por viés político, cultural ou pessoal. Por isso, é importante manter uma visão crítica e questionadora ao buscar informações online e sempre verificar a veracidade dos dados apresentados.

O google scholar: Busque diretamente artigos científicos

Nesse contexto, uma das formas mais confiáveis de buscar acesso a informação e ao conhecimento através de meios digitais é buscando diretamente artigos científicos. De fato, esse tipo de artigo tende, por vezes, possuir informações e conteúdos menos tendenciosos e afastados de quaisquer linha de pensamento. Em suma, isso ocorre por que artigos científicos seguem o método científico, logo, esses textos possuem caráter crítico e reflexivo além de serem fundamentalmente embasados em pesquisas.

Agora gurunauta, você pode ficar tranquilo por que o próprio Google pode super te ajudar nessa etapa da sua pesquisa. Na verdade, o Google já disponibiliza o chamado Google Scholar, que pode ser entendido como uma extensão do site de buscas focada em artigos científicos. Por meio desse site, você obtem, como resultado de suas buscas, diretamente links para artigos publicados em periódicos, revistas, anais de eventos e afins.

Dessa forma, você pode ter, facilmente, acesso a artigos científicos de qualidade. Além disso, uma das funcionalidades da plataforma são os filtros de buscas. Dentre esses, destacamos o filtro de ano que permite que você filtre a pesquisa para alguns artigos que tenham sido publicados a partir daquele ano em diante. Consequentemente, além de você ter em mãos artigos científicos para suas buscas você terá um conteúdo atualizado e recente, o qual, torna-se imprescindível para a qualidade dos seus estudos.

Conheça o Arxiv

Outra ferramente, muito importante, para a pesquisa e acesso a informação é o Arxiv. Essa plataforma é um repositório de artigos, livros e conteúdos acadêmicos. Em geral, os itens adicionados nesse repositório seguem de artigos e pesquisas científicas de pesquisadores do mundo todo.

Então, o Arxiv permite você ter acesso a muita produção acadêmica nova e recente, pense que aqui é como você estivesse pegando o bolo quentinho que acabou de sair do forno. Entretanto, é importante fazermos algumas ressalvas sobre esse repositório, essas são

  • 1. O repositório é livre, logo qualquer um pode anexar seus artigos e esses não passam por revisão de pares. Nesse sentido, é possível você encontrar conteúdos nesse repositório que tenham erros visto que muitos pesquisadores usam esse repositório como forma de enviar uma versão inicial de seus artigos para assegurar sua autoria.
  • 2. Grande parte do conteúdo está em inglês. Se isso não for um problema para você, tu terás conhecido uma excelente plataforma.
Site de um dos recursos online citados: Arxiv.
Figura 1. Imagem do site do Arxiv.

Vamos otimizar os estudos

Agora que já conhecemos um pouco sobre a produção e acesso à informação pelos veículos digitais vamos nos focar em entender como esses recursos online podem nós ajudar a estudar. De fato, ao passo que a tecnologia da informação surgiu e tomou conta da nossa sociedade, muitas ferramentas de trabalho foram desenvolvidas para nos auxilar. Nesse sentido, vários problemas organizacionais associados aos estudos podem ser mitigados com o apoio desses recursos.

Tendo isso em vista, é importante fazermos algumas considerações sobre esse tópico. Com um simples acesso no Google ou mesmo em sua loja de aplicativo, você encontrará centenas de apps que prometem de ajudar das mais diferentes formas. Por conta disso, vamos nos centrar em recursos que sejam direcionados para a otimização da sua organização e do seu gerenciamento de tempo.

Escolhemos esses dois tópicos pois eles são bem gerais, além de que há várias soluções completamente gratuitas para eles que podem ser de fácil acesso para qualquer usuário. Ademais, esses dois tópicos são problemas que acometem grande parte dos estudantes. Então gurunauta, vamos conhecer esses recursos que vão super te ajudar.

Recursos online para a otimizar sua organização

A organização é algo imprescindível para os estudos. De fato, é quase impossível que você consiga estudar e ter um bom aproveitamento se você não tiver organizando seus materiais, assuntos, disciplinas, listas e afins. Portanto, estar organizado é algo fundamental e que deve ser pensando antes mesmo dos estudos iniciarem.

Entretanto, por mais que a tarefa de se organizar seja difícil há muita gente que pensou em como resovler esse problema. De fato, podemos encontrar, alguns recursos online que podem super te ajudar nessa missão. Com efeito, temos as seguintes soluções

  1. Trello: É uma ferramenta de gerenciamento de projetos que permite criar quadros com listas e cartões para organizar tarefas e ideias. É gratuito para uso individual e possui recursos avançados para equipes pagas.
  2. Google Keep: É um aplicativo de notas que permite criar notas, listas de tarefas e lembretes. Ele também permite capturar imagens e adicionar áudio às notas. É gratuito e sincroniza com a conta do Google.
  3. Todoist: É um aplicativo de gerenciamento de tarefas que permite criar tarefas, atribuí-las a projetos e definir prazos. Ele também possui recursos avançados, como integração com o Google Calendar e a capacidade de acompanhar a produtividade. É gratuito, mas possui recursos adicionais para usuários pagos.
  4. Asana: É uma ferramenta de gerenciamento de projetos que permite criar tarefas, atribuí-las a projetos e equipes, definir prazos e acompanhar o progresso. É gratuito para até 15 membros da equipe.
  5. Slack: É uma plataforma de comunicação para equipes que permite enviar mensagens, compartilhar arquivos e colaborar em projetos. É gratuito para uso básico, mas possui recursos adicionais para usuários pagos.
  6. Microsoft To Do: É um aplicativo de gerenciamento de tarefas que permite criar listas de tarefas e lembretes, definir prazos e atribuí-las a projetos. É gratuito e sincroniza com a conta do Microsoft.

Recursos online para o gerenciamento de tempo

A administração do tempo é uma tarefa complexa. De fato, a vida moderna está cada vez mais rápida e nela as relações tornam-se líquidas e transientes. Dessa forma, manter um relacionamento saudável, estudos em dias e com alto aproveitamento, atividades físicas, estágios e trabalho parece um real filme de tortura psicológica. Mas calma, assim como há ferramentas para te ajudar com sua organização, há também ferramentas para o gerenciamento de tempo. Em verdade, essas soluções podem te ajudar a otimizar seus estudos uma vez que otimizam o tempo que você possui. Nesse sentido, vamos a essas ferramentas.

  1. Pomodoro Tracker: É uma técnica de gerenciamento de tempo que consiste em trabalhar em períodos de 25 minutos, seguidos por intervalos de 5 minutos. O Pomodoro Tracker é um aplicativo que ajuda a implementar essa técnica e a acompanhar o tempo gasto em cada tarefa.
  2. Clockify: É uma ferramenta de rastreamento de tempo que permite acompanhar o tempo gasto em tarefas e projetos. Ele também inclui recursos para relatórios e análises para ajudar a identificar onde o tempo está sendo gasto.
  3. RescueTime: É uma ferramenta de rastreamento de tempo que monitora automaticamente o tempo gasto em aplicativos e sites, fornecendo insights sobre como o tempo é gasto no computador ou no celular.
  4. Focus@Will: É um serviço de música que ajuda a melhorar a produtividade e a concentração durante o trabalho. Ele oferece uma variedade de músicas projetadas para estimular o cérebro e ajudar a manter o foco.
  5. MyNoise: É um site que oferece uma variedade de sons ambiente projetados para ajudar a melhorar a produtividade e a concentração durante o trabalho. É especialmente útil para aqueles que trabalham em ambientes barulhentos ou distrações.

Dicas finais para um estudo eficaz e bem-sucedido usando recursos online

Bom gurunauta, com esse artigo você já pode ter em mãos várias ideias de como melhorar sua produtividade nos estudos e tornar seu aprendizado mais eficaz. Entretanto, é claro que devemos te dar algumas dicas finais para isso.

Primeiro, tenha responsabilidade em usar recursos online. Faça dessas soluções amigos íntimos e claro, não tenha um relacionamento tóxico onde você vai passar mais tempo na web do que fazendo suas atividades.

Além disso, é claro que não posso esquecer te citar um grande site que pode ser super seu aliado nos estudos. Sim, estou falando do Blog da MeuGuru, o qual estamos sempre buscando manter atualizado e com conteúdos que podem te ajudar nos seus estudos.

Referências

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!