O Vale da Estranheza: entenda o fenômeno

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

O Vale da Estranheza

Entenda o Vale da Estranheza, conceito que afirma que quando algo é muito parecido, mas não idêntico a um humano real, nos causa repulsa.

O vale da estranheza ou “uncanny valley” é um conceito apresentado pelo professor de robótica Masahiro Mori, em 1970, por meio de um gráfico. Além da robótica, ela pode ser aplicada em vários campos, como na computação gráfica, design e estética.

A hipótese se baseia na seguinte observação: a medida em que algo se assemelha a nós humanos (inclui-se comportamento, aparência e reações), como um robô, mais positiva e empática é a nossa resposta.

No entanto, ao chegar em um alto grau de similaridade com a forma humana, mas não de forma idêntica, gera uma sensação desconforto, repulsa e estranheza ao observador. Este é o vale da estranheza.

Em outras palavras, ao tentar criar algo parecido com um humano de verdade e “falhar”, nosso subconsciente nota que algo está errado.

A partir deste ponto, conforme o grau de similaridade aumente e se aproxime cada vez mais ao humano, a resposta positiva volta a crescer de forma proporcional.

O que causa o Vale da Estranheza?

Embora o conceito seja simples de exemplificar, ainda é difícil de explicar cientificamente.

Existe algo na nossa percepção, seja induzida por instintos ou sentidos, que evoluíram para reconhecer outros de nossa própria espécie. Quando algo tende a querer nos imitar, reconhecemos como falso e estranhamos.

Um exemplo disso é o filme de animação “O Expresso Polar”, o primeiro filmado totalmente com o uso de captura digital de atores. Contudo, devido aos efeitos limitados da animação nos personagens, caiu no vale da estranheza e chega a ser assustador em alguns momentos.

Por outro lado, estúdios de animação como a Pixar e a Dreamworks sabem disso. Seus personagens raramente são humanos, e quando são, possuem a aparência do estilo “cartoon”.

Portanto, o desafio da animação e criação de robôs com alto grau antropomórfico (aspectos humanos) passa por um grande avanço tecnológico, ao ponto que seja imperceptível para o olho humano.

Gostou do artigo sobre o Vale da Estranheza? Clique aqui e leia artigos interessantes como este.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!