Pesquisa Científica: Conceitos básicos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A pesquisa científica é o trabalho realizado, orientado, e regido por regras especificas voltadas ao campo acadêmico. A atividade que envolve a pesquisa científica envolve padrões rígidos de escrita, programação e metodologias consagradas pela ciência. Portanto, a pesquisa científica difere de um trabalho escolar pois este não apresenta regras severas acerca do conhecimento relatado.

Introdução a pesquisa científica

Desse modo, afirmo que a pesquisa envolve modalidade de algo complexo perante um conjunto de compromissos. As principais ocupações que posso citar, realizadas em uma investigação científica, tais como: investigar, compreender, busca em base de dados e redigir. Assim, seguindo essas etapas iniciais, o acadêmico tem a plena capacidade de seguir carreira científica pois o conhecimento é vital para toda a sociedade.

Etapas na pesquisa científica

Como em todo processo rigoroso que se relaciona a pesquisa científica, é importante seguir algumas etapas para obter o sucesso. Desse modo, seguir os passos corretamente, traz o reconhecimento por outros cientistas importantes, e o entendimento do público leigo.

Tema

Antes de tudo, a escolha do tema é feita de acordo com a afinidade do autor da pesquisa científica. Deve-se considerar, se o tema escolhido, é de fácil obtenção na busca em base de dados confiáveis. Outro ponto importante, que deve ser averiguado, se o assunto escolhido apresenta fácil execução em razão de envolver meios práticos para a realização.

Revisão

A revisão bibliográfica deve ser levantada pelo autor, pois ela da o embasamento científico ao estudo. Quanto mais for aprofundado a revisão de literatura, o trabalho realizado ganhará força acadêmica e reconhecimento que o assunto foi bem abordado. Assim, quanto mais escrito e detalhado for esse tópico, melhor será a compreensão acerca do tema escolhido. Logo, as fontes mais confiáveis para a coleta de dado são os livros, artigos científicos e blogs de cunho acadêmico tal como o meu guru.

Justificativa

Na continuação da pesquisa científica, é vital que exista uma boa justificativa para o desenvolvimento do trabalho. Assim, apresentar e justificar os motivos que validem o projeto é importante visto que, da uma segurança para o trabalho mostrando que é confiável. Os principais pontos que posso mencionar: contribuições, relevância e originalidade.

Hipótese

A hipótese, é fundamental, pois o pesquisador têm a ideia clara do trabalho que vai ser feito. É na hipótese inicial, que a pesquisa científica possui notoriedade ao ser produzida. Para tanto, é relevante que o autor se cerce de vários meios de informações afim de garantir o melhor embasamento e confiança para seu trabalho.

Objetivos

Assim, após as etapas iniciais, os objetivos devem ser propostos afim de elucidar a atividade científica. Devem ser estabelecidos: objetivo geral e específico para boa conduta da pesquisa científica. Objetivo geral nos permite dizer o que será feito para ocorrer a conclusão da atividade. Contudo, os objetivos específicos seguem diretrizes importantes que auxiliam na conquista do objetivo geral. Um exemplo que posso citar é na pesquisa de novos medicamentos, o qual o objetivo geral é a busca de novo composto com atividade terapêutica. Já no objetivo específico é a busca pelo método de ação, efeito desejado e indesejado, se causa lesão, dentre outros que auxilia na conclusão.

Métodos na pesquisa científica

No entanto, métodos devem ser empregados para garantir a correta condução da pesquisa científica com resultados confiáveis. A metodologia empregada deve ser de fácil aplicabilidade e execução afim de facilitar a obtenção dos resultados adquiridos ao longo da pesquisa.

Resultados obtidos na pesquisa científica

Não menos importante, com a obtenção dos resultados, os mesmos devem passar por tratamento estatístico. Assim, a estatística é empregada na pesquisa científica, afim das respostas serem validadas com sucesso e garantia. Desse modo, o processo estatístico nos permite compreender se a proposta do objetivo foi alcançado.

Resultados

Com os resultados obtidos e validados, chega-se o momento de descrever o que foi alcançado. O processo conhecido como discussão, e que considero o momento mais importante da atividade científica, em virtude da descrição dos resultados obtidos. A discussão basea-se na revisão bibliográfica, que levam em consideração a opinião de diversos autores especialistas no tema escolhido. Portanto, a discussão nos permite compreender todo o resultado, o que aconteceu e o porquê do acontecimento do produto obtido.

Conclusão

E assim, chega ao momento final da pesquisa científica, a conclusão. Nessa etapa, simboliza os resultados alcançados e demonstra os objetivos alcançados ao longo dos processos realizados.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!